Carlos Magno Couto Jacinto

Acoplamento, Simulação e Otimização de Estratégias de Desenvolvimento de Campos de Petróleo e Gás sob Incerteza, com Aplicações na Construção de Poços e Campos Inteligentes

Nelson Francisco Favilla Ebecken

Apresentamos nessa tese uma nova metodologia para modelagem, simulação e otimização de incertezas em estratégias de desenvolvimento de campos de petróleo e gás; baseada no hibridismo de técnicas estatísticas, simulação estocástica e processo de decisão markoviano. O estudo tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia, onde se possa abordar de forma quantitativa as complexidades e incertezas associadas ao processo de desenvolvimento de campos de petróleo e gás; obtendo-se a partir dai; a base necessária para se otimizar o sistema em estudo. O desenvolvimento de campos de petróleo e gás esta imerso em incertezas, sejam de natureza tecnológica (novas tecnologias), ambientes cada vez mais complexos (natureza), escassez e disputa por recursos físicos e econômicos (custos e financiamentos) etc., tornando-se assim um sistema complexo e com elevado grau de aleatoriedade e de difícil abordagem pelas técnicas tradicionais. A tese apresenta ainda duas aplicações da metodologia desenvolvida: a modelagem, simulação e otimização da estratégia de construção de poços de desenvolvimento de um campo de petróleo; e a modelagem, simulação e otimização de um campo utilizando o conceito de “campo inteligente”.

We present in this thesis a new methodology for modeling, simulation and optimization of uncertainties in strategies of oil and gas fields development; based on statistical techniques, stochastic simulation and Markov decision process. The study takes the development of a methodology as an objective, where it is possible a quantitative approach for the complexities and uncertainties associated to the process of oil and gas fields development and the necessary base in order to optimize the system. The development of oil and gas fields is immersed in uncertainties, due to new technologies, high complex environments (nature), restricted economical resources (costs and financing) etc., becoming so a complex system with elevated degree of random to approach by traditional techniques. The thesis still presents two applications: the modeling, simulation and optimization of the strategy of wells construction; and the modeling, simulation and optimization of a field using the concept of “intelligent field”.