Rosilene Aparecida Kraft

Uma Contribuição à Análise por Elementos Finitos de Problemas Acoplados de Escoamentos Viscosos Incompressíveis com Transferência de Calor

Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho e Paulo Augusto Berquó de Sampaio

Este trabalho apresenta a extensão do uso de arranjo de dados por arestas para a resolução de problemas tridimensionais de escoamentos incompressíveis turbulentos com transferência de calor. A formulação de De Sampaio-Coutinho, baseada na formulação de Mínimos Quadrados Generalizados de Petrov-Galerkin, é utilizada na solução segregada das variáveis primitivas de pressão, componentes de velocidade e temperatura. O método dos gradientes conjugados com pré-condicionamento diagonal é utilizado na solução do sistema de equações resultante. Também são apresentados resultados para o estudo comparativo realizado para casos bidimensionais utilizando as formulações de De Sampaio-Coutinho, Espaço-Tempo e Semi-Discreta, realizado durante estágio de doutoramento no Grupo CATS da Universidade RWTH-Aachen, Alemanha, sob orientação do Professor Marek Behr.

This work presents an extension of the application of edge based data arrangement to the solution of three dimensional incompressible, turbulent flows with heat transfer. The De Sampaio-Coutinho formulation, based on the Petrov-Galerkin Generalized Least Squares method, is used in the segregated solution of the primitive variables of pressure, velocity components and temperature. The conjugate gradient solver with diagonal preconditioning is the strategy adopted in the solution of the resulting system of equations. Results for the comparative study performed for two-dimensional cases using the De Sampaio-Coutinho, Space-Time and Semi-Discrete formulations are also presented. This study was conducted during the doctoral training at CATS – RWTH-Aachen University, Germany, under the supervision of Professor Marek Behr.