Eliane Souza dos Santos

Título

Interação Entre Os Modos De Flambagem Local-Distorcionalglobal Em Perfis De Aço Formados A Frio Com Seção U Enrijecido Na Compressão Axial


Orientador(es)

Eduardo de Miranda Batista


Resumo

O fenômeno da interação entre modos de flambagem pode ocorrer em barras de perfis de aço formados a frio de paredes finas comprimidas. A proximidade entre as cargas críticas de flambagem é inerente ao fenômeno e depende da geometria, das condições de extremidade da barra e das propriedades mecânicas do aço, além de afetar o comportamento de pós-flambagem e reduzir a resistência útlima da barra. Recentes pesquisas têm sido desenvolvidas sobre o fenômeno da interação entre os modos de flambagem local-distorcional-global, compreendendo investigações numéricas e experimentais e proposta de cálculo de resistência nominal à compressão, baseada no método da resistência direta. É neste âmbito que a presente pesquisa está inserida, sendo o principal objetivo verificar a eficiência do método da resistência direta no dimensionamento de barras comprimidas afetadas pela interação entre os três modos de flambagem. Para tanto, a investigação experimental é realizada com barras de perfis de aço formados a frio de seção U enrijecido, biengastadas e afetadas pela interação entre os três modos de flambagem, no caso particular em que a carga crítica de flambagem global afasta-se das demais cargas críticas, que permanecem muito próximas. A carga última experimental das colunas é utilizada para avaliar o método da resistência direta na previsão da resistência nominal à compressão dessas barras.


Abstract

The phenomenon of buckling modes interaction can happen in thin-walled cold-formed steel columns. The proximity of the critical buckling loads is inherent in the phenomenon and depends on the column geometry, end support conditions and mechanical properties of steel, besides to affect the postbuckling behavior and reduce the ultimate strength of the columns. Recent research has been developing to phenomenon of local-distortional-global buckling modes interaction, including numerical and experimental investigations and proposal of compressive nominal strength based on direct strength method. It is in this context that the present research is embedded, with the main purpose to verify the efficiency of the direct strength method in the design of columns affected by three buckling modes interaction. Therefore, experimental research is carried out with fixed-ended cold-formed steel lipped channel columns affected by three modes interaction, in the particular case in which the global critical buckling move away the other critical buckling loads, which remained very close. The experimental ultimate strength is used to assess direct strength method design for predicting the nominal compressive strength of these columns.


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