Maximiliano Andrés Strasser

Estudo da geometria das formas de fundo no curso médio do rio Amazonas

Susana Beatriz Vinzón e Flávio César Borba Mascarenhas

Neste trabalho são analisados registros batimétricos longitudinais obtidos no curso médio do rio Amazonas, com o objetivo de determinar as propriedades geométricas principais das formas de fundo presentes no leito. O conjunto de dados foi coletado em campanhas sazonais realizadas num trecho de 675 quilômetros entre Manacapuru e Óbidos, junto com medições regulares executadas pelo projeto HiBAm. Estas medições compreendem também perfis de velocidades e amostragens de sedimentos do leito e em suspensão. Foram observadas formas de fundo do tipo dunas em todo o trecho de estudo. O comprimento médio das dunas foi 160 m com valores máximos de até 400 m, enquanto as alturas médias observadas variaram entre 2 e 12 m. A profundidade do escoamento variou entre 15 e 90 m. Os perfis de velocidade obtidos no sentido do escoamento mediante ADCP mostraram a influência das formas de fundo sobre a estrutura do escoamento. As metodologias propostas na literatura para a previsão da geometria das dunas, incluindo as apresentadas por Yalin (1964), van Rijn (1984), Julien e Klaassen (1995) e Amsler e Schreider (1999), foram testadas com os dados do rio Amazonas. A tensão de cisalhamento total da corrente mostrou-se como o parâmetro mais relevante. Finalmente, a partir das medições do deslocamento das dunas foi realizada uma estimativa do transporte de sedimentos por arraste de 12,8x103 ton/dia.

Bathymetric records taken in the middle reach of the Amazon River are analyzed in this work focusing their main geometric characteristics (length and height). The set of data was collected in seasonal field campaigns between Manacapuru and Óbidos towns, a river stretch of 675 km, together with the regular measurements performed by the HiBAm project which comprises also velocity profiles, bottom sediments and water column samples. Averaged observed dune length was about 160 m with maximum of 400 m, while the observed dune heights ranged between 2 m up to 12 m. The flow depth varied from 15 to 90 m. ADCP velocity profiles recorded along the longitudinal profiles show the influence of the bottom structures upon the flow and are also investigated in order to get the shear stress over dunes. The set of data of this peculiar river was considered in order to investigate several methodologies proposed in the literature for dune geometry prediction, including those presented by Yalin (1964), van Rijn (1984), Julien and Klaassen (1995) and Amsler and Schreider (1999). The results highlight the importance of the total current shear stress as the relevant parameter for bed geometry prediction. From the records of the dune celerity, the bed load sediment transport was estimated as 12.8x103 ton/day.