Renata Almada Nery

O Movimento de Sedimentos na Sub-Bacia do Corrego Horacio - Nordeste do Paraná

Geraldo Wilson Júnior

O córrego Horácio, afluente do rio Ivai, o principal rio da região Noroeste do Estado do Paraná, possui 8,5 km de extensão e uma área de drenagem de 42 km2, caracterizada por um solo arenoso, cuja ocupação principal na década de setenta era a agricultura. Com o objetivo de descrever o seu movimento sedimentar, estimar o transporte anual de sedimentos e relacionar entre si os parâmetros característicos do escoamento, foi aplicada uma metodologia desenvolvida no então Laboratório de Radioisótopos do Instituto de Pesquisas Radioativas da UFMG e da CNEN, ao longo de um ciclo hidrológico. Essa metodologia baseia-se na utilização simultânea de métodos hidrossedimentométricos e com traçadores radioativos. A partir dos trabalhos de Einstein (1950) e de Vukmirovic’ e Vukotic’ (1981), foi elaborado um modelo para o transporte sólido por arraste do córrego Horácio, o qual foi calibrado a partir dos resultados de três experiências originais realizadas com traçadores radioativos. O tratamento dos dados hidráulico-sedimentológicos e das experiências com traçadores radioativos são partes integrantes desta dissertação.

The Horácio creek, tributary of the Ivai river, the main river of the Northwest region of the State of Paraná, has 8.5 km of extension and 42 km2 of drainage basin, characterized by sandy soil, whose main occupation in seventies was agriculture. During a hydrologic cycle, a methodology developed in the Radiotracer Laboratory of the Institute of Radioactive Researches of UFMG and CNEN was applied, with the objective of describing its sedimentary movement, relating the characteristic parameters of the flow and esteeming the annual sediment transport. That methodology is based on the simultaneous use of classic and hydrosedimentometric methods and radiotracer. From the studies of Einstein (1950) and of Vukmirovic' and Vukotic' (1981), the Horácio creek bed load-model was conceived, through the comparison of the theoretical estimates with the experimental values of the solid discharges obtained by the radioactive tracers method. The hydraulic and sedimentometric data analysis and the radiotracer essays are part of this dissertation.