Bruno Almeida Cunha de Castro

 

Título



Caracterização Geotécnica de Solos da Região Central de Minas Gerais para Aplicação em Obras Rodoviárias

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



Este trabalho busca caracterizar o comportamento geotécnico de alguns solos finos da região central de Minas Gerais. Foram coletadas 18 amostras de solos finos superficiais ao longo do traçado proposto para a implantação de um Hiperanel Viário na região central de Minas Gerais, com raio médio de 100 km e centrado em Belo Horizonte. Aplicaram-se diferentes tipos de metodologias de classificação na caracterização geotécnica das amostras de solos. Foram levantados os principais aspectos geoambientais da região de estudo a partir das características das unidades geológicas, geomorfológicas e pedológicas que ali ocorrem, assim como através de alguns de seus parâmetros climáticos. Apresentam-se os resultados obtidos pela realização dos ensaios de laboratório realizados conforme as metodologias usualmente aplicadas - T.R.B.-A.A.S.H.T.O e U.S.C.S.-A.S.T.M - também e pela Metodologia M.C.T. e Caracterização Resiliente. Verificou-se a não adequação dos sistemas tradicionais de classificação à representação do comportamento dos solos deste estudo quando aplicado em pavimentos. A Classificação MCT e seu desdobramento com a inclusão de solos transicionais (MCT-M) permitiu realçar a possibilidade de utilização de solos finos lateríticos em rodovias de baixo volume de tráfego. Os valores de módulo de resiliência dos solos deste estudo comparam-se aos encontrados em solos que compõem a camada de base de rodovias de baixo volume de tráfego determinados em outros trabalhos.

Abstract



The aim of this paper is to characterize the geotechnical behavior of some fine soils from the Central Region of Minas Gerais. The tracing already proposed for the construction of a road ring around the capital of Minas Gerais - the Road Hiper-ring of Belo Horizonte – is taken as the directive for the collection of 18 samples from some of the fine surface soils which are typical from the central region of that state. Different methodologies of testing were applied to the characterization of these soil samples. The geo-environmental characteristics of each point of sample collection are identified, departing from the description of the main aspects of its geological, geo-morphological and pedological units, as well as from the climate parameters. The results obtained by the laboratory tests performed according to each classification adopted - conventional systems: T.R.B. and U.S.C.S., and in non-conventional ones: M.C.T. Classification and Resilient Characterization- are thereafter presented. It was verified that traditional soil classification systems are not adequate to represent the behavior of the soils of this study when applied to pavements. The MCT System, and its development including the new class of transicional soils (MCT-M), showed the possibilities of use of fine lateritc soils on low volume traffic routes. The values of resilient modulus found here can be compared to the ones found in soils that were applied to base course of roads low traffic roads as to subbase course and roadbed soil of conventional roads.

Imprimir