César Augusto Alves de Castro

 

Título



Estudo da Técnica de Anti-Pó com Emulsão de Xisto em Pavimentos para Baixo Volume de Tráfego

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



Uma emulsão à base de óleo de xisto é usada experimentalmente como tratamento anti-pó de estradas não pavimentadas. É produzida pela PETROBRAS/SIX (Superintendência da Industrialização do Xisto), em São Mateus do Sul, Paraná. Por suas propriedades adesivas, mantém estáveis a parte fina do solo, impedindo a formação de poeira. Foi feita a observação da condição de várias ruas de cidades do Paraná e Espírito Santo, obtendo-se amostras do solo do revestimento primário. Em laboratório simulou-se a penetração da emulsão de óleo de xisto em corpos-de-prova segundo a metodologia MCT (miniatura-compactado-tropical) desenvolvida em São Paulo. Num baixo relevo circular na base do cilindro de solo compactado colocou-se quantidade préestabelecida de emulsão, fazendo-se o mesmo com a emulsão asfáltica RM-1C como termo de comparação; partidos diametralmente estes cilindros após algum tempo decorrido da ruptura da emulsão, pode-se observar sua penetração no solo. A espessura de camada infiltrada com material betuminoso entre 4,0 e 13,0mm corresponde ao observado e avaliado no campo como satisfatório. A melhor técnica de aplicação é a em duas vezes às taxas de 1,51/m2 a 1,0 1/m2 (solos finos) seguida de aplicação de póde- pedra às taxas de 6,0kg/m2 e 8,0 a 10,0kg/m2, respectivamente. Observou-se a superioridade da emulsão de óleo de xisto em relação a uma emulsão asfáltica convencional no tratamento anti-pó. Recomenda-se o estudo do óleo de xisto na utilização de solos.

Abstract



An asphaltic emulsion of schist oil has been used experimentaly for anti-dust treatment of earth roads. It is produced by Brazilian oil Company – PETROBRAS, throng the Superitendence of Schist Industrialization – SIX, in São Mateus do Sul, State of Paraná. Schist oil aggregates soil fines, acting as a dust palhative and primary surfacing. Observed the conditino of several town streets of Paraná and Espírito-Santo states, where soil samples were collected. In laboratory tets the penetration of the emulsion was simulated in small cylindrical compacted specimens, according to an item of the MCT (miniature-compacted-tropical) methodology developed in São Paulo. Emulsion was ponred in a central imprint of a compacted soil cylindrical specimen; the same procedure was applied using the asphaltic emulsion RM-1C for comparison purpose; after splitting the cylindrical soil specimens, the penetration of black asfhalt ciment could be measured. Depths varying from 4,0 to 13,0mm corresponded to satisfactory field performance. The two-steps applications is recommended: 1,51/m2 and 1,0 1/m2, followed by spreading, respectively, 6 kg/m2 and 8 to 10 kg/m2 of screenings. The advantages of schist oil emulsion as compared to conventional RM-1C emulsion was confirned as dust palliatives or primary surfacings. It is recommended to study the application of schist oil emulsion in soil-bitumes stabilization.

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