Luciana Nogueira de Castro

 

Título



Reciclagem a Frio "In Situ" Com Espuma de Asfalto

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



Este trabalho procura reunir em único documento as informações sobre a espuma de asfalto e sua utilização e desempenho nos processos de reciclagem à frio "in situ". Primeiramente tem-se uma revisão bibliográfica de temas associados ao assunto central, sendo então apresentados os principais conceitos de materiais betuminosos, reciclagem (classificação e definições), espuma de asfalto (conceituação, histórico e utilização), e reciclagem com espuma de asfalto. São relatados os resultados de características físicas e mecânicas de misturas recicladas com espuma de asfalto executadas em algumas obras no Brasil com análise dos resultados obtidos comparando-se misturas que foram recicladas com cimento ou cal como aditivo, bem como o efeito devido à mudança nos teores de espuma incorporado. Finalmente, apresenta-se um relato do acompanhamento de uma obra executada na rodovia RJ-106 onde foi construído um trecho teste com três teores de espuma e são então apresentados os resultados das características físicas e mecânicas da mistura durante sua construção e após vinte meses de solicitação pelo tráfego.

Abstract



This dissertation aims to gather in one paper information about foamed bitumen and its usage in cold recycling “in situ”. First it presents a bibliographical review about: bituminous materials, recycling, foamed bitumen and recycling process with foamed bitumen. Furthermore, it displays an analysis of the results of physical and mechanical characteristics of recycled mixtures containing foamed bitumen, which were obtained from several road works in Brazil. It compares the effects of portland cement and hydrates lime as additives and the effects of changes of foamed bitumen contents. Finally, there is a detailed report of the road works carried out on the RJ-106 where were build a test sections with three foamed bitumen contents and there are presents the results obtained during and twenty months after the construction and all its uniqueness.

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