Shirley Marques Lima

Avaliação de duas Parametrizações de Difusão Turbulenta em um Evento de Linha de Instabilidade Utilizando o Modelo Atmosférico RAMS

Otto Corrêa Rotunno Filho

O estudo de sistemas convectivos de mesoescala (SCM’s) e dos fenômenos associados a esses sistemas tem se tornado freqüente, uma vez que os SCM’s atingem, muitas vezes, regiões do globo economicamente importantes. Neste trabalho, procurouse detectar sinais da ocorrência de ventos intensos e precipitação associados a uma linha de instabilidade pré-frontal. A abordagem metodológica incluiu o emprego do modelo Regional Atmospheric Modeling System (RAMS) - V.4.3. Mais especificamente, investigou-se a importância dos esquemas de parametrização de Mellor-Yamada e deformação anisotrópica para difusão turbulenta e seus efeitos nas condições atmosféricas. A qualidade dos prognósticos de precipitação e ventos intensos foi avaliada para um evento ocorrido em 07 de setembro de 2002 na região da bacia do rio Paraíba do Sul. Os resultados indicaram que o esquema de deformação anisotrópica apresentou valores de umidade específica do ar menores, para o ambiente em níveis baixos e médios da atmosfera, do que a parametrização segundo Mellor-Yamada. De modo geral, ambos os métodos conseguiram, de forma satisfatória, simular aspectos sinóticos referentes ao evento analisado, além de apresentarem indicativos associados à formação da linha de instabilidade.

The study of mesoscale convective systems (MCS) and their associated phenomena has been increasingly addressed, since MCS often hit economically important regions of the world. The present work attempts to detect signs of intense wind velocities and precipitation associated to a prefrontal squall line. The methodological approach included the Regional Atmospheric Modeling System (RAMS) – V.4.3. More specifically, it was investigated the importance of the parameterization schemes of Mellor-Yamada and anisotropic deformation for turbulent diffusion and its effects on the atmospheric conditions. The quality of forecasting precipitation and intense winds was evaluated for an event that occurred on September 7th, 2002 at Paraiba do Sul river watershed. The results indicated that the anisotropic deformation scheme presented lower water contents in the air for the environment at low and middle atmospheric levels in comparison to Mellor-Yamada parameterization scheme. In the main, both methods achieved a representative simulation scenario for the synoptic characteristics of the analyzed event, including the indications associated to the prefrontal squall line.