Abdoul Aziz Diene

Desenvolvimento de Tensiômetros para Sucção Elevada, Ensaiados em Lisímetros de Laboratório

Claudio Fernando Mahler

O presente trabalho compreendeu o estudo e desenvolvimento de novos tensiômetros, os quais permitem medição de valores elevados de sucção. Observou-se no presente trabalho que tais tensiômetros apresentam comportamentos diferentes quando da variação dos seus componentes. Assim os efeitos do tipo de transdutor de pressão, tamanho de reservatório de água, dimensões e permeabilidade da pedra porosa foram analisados através do monitoramento dos mesmos, quando instalados em lisímetros, conjuntamente com outros instrumentos automatizados como tensiômetros, equitensiômetros, papel-filtro, higrômetros, termômetros, geotermômetros e TDR. Ainda dentro deste trabalho foram preparados dois lisímetros de grande porte para laboratório, nos quais alem de instalar os equipamentos acima citados, foi estudado o efeito de um dreno na permeabilidade do sistema. Observou-se que quando da presença de uma aeração da matriz do solo, o comportamento do avanço da frente de umidade muda e conseqüentemente a distribuição das tensões de sucção e a velocidade do fluxo. Os lisímetros foram preenchidos com solo da região de Seropédica e Bom- Jardim, os quais têm características areno-argilosas e silto-argilosas, respectivamente. Os tensiômetros desenvolvidos neste trabalho mostraram-se eficientes, rápidos e fáceis de serem produzidos em série, sendo os resultados confirmados através da comparação com outros instrumentos instalados nos lisímetros. O dreno instalado de uma forma peculiar confirmou a importância da aeração na aceleração do fluxo em meios não saturados. Por fim, os lisímetros construídos apresentaram-se como uma boa alternativa de pesquisa em laboratório, para estudos de movimento da água no solo e desenvolvimento de equipamentos.

The present work comprehends the study and development of new tensiometers which measure high-suction values. It has been observed in this work that such tensiometers show different kinds of behaviour when there is a variation in their components. The effects of type of transducer, size of water reservoir, dimensions and porous stone permeability have been analyzed by monitoring them when installed in lysimeters together with other devices such as tensiometers, equitensiometers, filter-paper, hydrometers, thermometers, geotermometers and TDR. Still in this work heavy-duty laboratory lysimeters have been prepared in order to test the devices and the water movement in the soil. The effect of a drain in the permeability of the system has also been studied. The presence of aeration in the soil provoked by a drain installed in one of the boxes (lysimeters) influency the drainage by accelerating the process of suction variation and increasing the water movement. Soils of Seropedica (UFRRJ*) and Bom Jardim (Friburgo area) have been used to fil the lysimeters, which contain sandy clay and silt clay, respectively. The tensiometers developed in this work proved to be efficient, fast and easily manufactured. These results have been confirmed by comparing them with other devices installed in the same lysimeters. Finally, the lysimeters proved to be a good laboratory alternative for research on studies of water movements in the soil and equipment development.