Eduardo de Oliveira Macedo

Investigação da Resistência não Drenada In Situ Através de Ensaios de Penetração de Cilindro

Márcio de Souza Soares de Almeida e Fernando Artur Brasil Danziger

O ensaio de penetração de cilindro (T-Bar) foi desenvolvido originalmente na Universidade do Oeste da Austrália. O equipamento mede a resistência não drenada de solos moles. Seis ensaios de penetração de cilindro in situ foram realizados na Barra da Tijuca, incluindo, dentre estes, ensaios cíclicos. Uma boa repetibilidade foi obtida em quase todos os ensaios. Ensaios de palheta, de piezocone e triaxiais também foram realizados. Os valores de Su obtidos com o ensaio de penetração de cilindro – usando fator barra Nb igual a 10,5 – mostraram boa concordância com valores de Su dos ensaios de palheta, para uma camada homogênea entre 2,5 e 6,5 m de profundidade. Para outras camadas, os valores de Su deste ensaio apresentaram-se 40 a 85% dos valores de Su do palheta. O valor NKT igual a 7 foi obtido usando-se os valores de Su dos ensaios de palheta, tidos como referência. Este valor é muito menor que os encontrados em outras regiões brasileiras de solo mole. Usando este valor de NKT, uma boa concordância foi encontrada entre os valores de Su obtidos com o ensaio de penetração de cilindro e os obtidos com piezocone. Foi observado que o ensaio de penetração de cilindro é menos dependente da variação do fator Nb do que o piezocone o é do NKT. Em outras palavras, o uso de Nb igual a 10,5 – conforme sugerido para qualquer depósito – apresentou bons resultados de Su, sem correções de leituras de ensaio

A T-Bar originally developed at the University of Western Australia has been produced. The device aimed at the evaluation of the undrained shear strength of soft soils. Six T-Bar tests have been performed at a site in Barra da Tijuca, including both penetration and cyclic tests. Good repeatability has been obtained in all but one test. Vane tests, piezocone tests and triaxial tests have also been performed. Su values from the T-Bar – using Nb equal to 10.5 – have shown good agreement with the Su values from the vane test for the homogeneous layer between 3.5 and 6.5 m. A value of 7 has been obtained for the average cone factor NKT, using the Su from the vane test as the reference. This value is smaller than the average found in other Brazilian soft clays. Using NKT equal to 7, a good agreement was found between Su from the piezocone and the T-Bar, as expected. The small amount of triaxial tests performed did not allow a proper comparison between laboratory and T-bar tests. It was found that the T-bar is less dependent on the Nb variation than the piezocone in respect to NKT variation. In other words, the use of Nb equal to 10.5 – as suggested to be used in any deposit – has produced good Su values, while a local correlation was needed in order to produce proper Su values from the piezocone. The T-Bar was found to be a promising tool to evaluate the undrained shear strength of soft soils. It was found that the T-bar is less dependent on the Nb variation than the piezocone in respect to NKT variation.