Bruno Perdigão Olivieri
Resumo
Este trabalho trata do pré-dimensionamento ótimo da seção transversal de pontes rodoviárias com vigas em seção I, pré-moldadas e protendidas, utilizando o método dos algoritmos genéticos, o qual oferece como uma de suas grandes vantagens a facilidade de trabalhar com as variáveis de forma discreta. Tal formulação foi desenvolvida em linguagem visual basic. O principal objetivo deste estudo é o de minimizar a função custo aqui proposta, onde as principais variáveis envolvidas são: o número de vigas na seção transversal, suas dimensões e o número de cabos de protensão em cada uma delas. O pré-dimensionamento da seção transversal é realizado com base nas longarinas já padronizadas pela empresa fabricante de elementos pré-moldados PREMAG. Para averiguar a eficiência do algoritmo desenvolvido, foram feitas comparações entre os custos das soluções ótimas apresentadas pelo programa e os custos de três projetos de pontes e viadutos já realizados pela empresa fabricante de pré-moldados. Os resultados obtidos pelo programa mostraram uma economia de cerca de 13% no custo das vigas e da laje em uma das aplicações, tendo as demais apresentado resultados próximos aos do fabricante.
Abstract
The present work focuses on the optimal design of the transverse cross section of precast prestressed bridges with I-beam section main girders, using the genetic algorithms method. One of the most important advantages of this method is its facility in dealing with discrete variables. This formulation was developed in visual basic language. This work aims to minimize the cost function, and the main variables involved were: the number of main girders in the transverse cross section of the bridge and their dimensions, as well as the number of prestressed cables in each one of them. The selection of the main girder dimension in the transverse cross section was based on standard dimensions of beams produced by the company PREMAG. In order to verify the efficiency of the developed algorithm, a comparison was made between the costs of the optimum solutions obtained by the program and the costs of three bridges and viaducts already constructed by PREMAG. The obtained results indicated an economy of approximately 13% in the girders and slab costs in one of the applications, while in the other two cases the program gave similar results to the beams prduced by the company.