Étore Funchal de Faria

Predição da Exotermia da Reação de Hidratação do Concreto Através de Modelo Termo-Químico e Modelo de Dados

Eduardo de Moraes Rego Fairbairn e Romildo Dias Toledo Filho

O presente trabalho apresenta dois modelos para a previsão da elevação adiabática de temperatura do concreto: um físico multifásico elaborado por MAEKAWA et al. [1]; o outro, um modelo de dados baseado em redes neurais artificiais. Os parâmetros de entrada dos dois modelos são praticamente os mesmos, consistindo-se das características e/ou consumo dos materiais constituintes, da temperatura do concreto fresco e do calor específico do concreto estudado. Para a aplicação dos dois modelos foi elaborado um banco de dados baseado em 250 ensaios de elevação adiabática de temperatura, realizados pelo Laboratório de Concreto de Furnas Centrais Elétricas S.A. Os resultados obtidos com a aplicação desses modelos apresentaram indicativos de que eles sejam ferramentas preditivas importantes na fase de projeto de estruturas massivas de concreto, com erro médio da ordem de 3,0ºC.

The present work presents two models for the prediction of the adiabatic temperature rise of concrete: a physicist multiphase elaborated by MAEKAWA et al. [1]; the other, a data model based on artificial neural networks. The parameters of entrance of the two models are practically the same ones, being consisted of the characteristics and/or consume of the constituent materials, of the temperature of the fresh concrete and of the specific heat of the studied concrete. For the application of the two models a database was elaborated based on 250 rehearsals of adiabatic temperature rise, accomplished by the Laboratory of Concrete of Furnas Centrais Elétricas S.A. The results obtained with the application of those models presented indicative that they are important predictive tools in the phase of project of massive concrete structures, with medium error of the order of 3,0ºC.