Fabio Siqueira D'Alessandri Forti

Uma Avaliação do Ensino da Prototipagem Virtual nas Graduações de Design de Produto do Estado do Rio de Janeiro

Luiz Landau e Gerson Gomes Cunha

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o panorama do ensino das ferramentas de Prototipagem Virtual nas principais graduações de Desenho Industrial, com habilitação em Projeto de Produto do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Esta pesquisa busca avaliar a adequação do ensino da Prototipagem Virtual oferecido pelos cursos de graduação às demandas das empresas de Design de Produto cariocas, com base em entrevistas realizadas com seus profissionais. Analisa ainda a adequação das disciplinas oferecidas às novas técnicas de desenvolvimento de produtos relacionados à Prototipagem Virtual, além da adequação do equipamento disponível aos alunos para o aprendizado prático dessas tecnologias. Propõe também soluções de melhoria para o ensino da Prototipagem Virtual e para a adequação dos laboratórios de informática para esse trabalho.

This work presents a study of the teaching panorama of Virtual Prototyping tools in the main graduate schools of Industrial Design in Rio de Janeiro, Brazil. The goal of this research is to evaluate the adequacy of the teaching of Virtual Prototyping offered by Industrial Design graduate schools to the demands of the market, based on a research with Industrial Designers. It also analyzes the adequacy of the disciplines that are being offered to the new techniques of Industrial Design related to the Virtual Prototyping and the adequacy of the hardware used by the students for the practical learning of Virtual Prototyping tools. This thesis also proposes solutions for improving Virtual Prototyping education and the adequacy of the laboratories of computer science for this work.