Flávio Giotto Gonzaga

Simulação Geoquímica 1d ao Longo de uma Seção Geológica da Bacia de Campos

Luiz Landau

Este trabalho analisa o estágio de maturação e distribuição das temperaturas em uma seção geológica na Bacia de Campos através de simulações geoquímicas em uma dimensão (1D). Os programas utilizados foram o GENEX (do IFP, Institut Français du Pétrole) e BaSS e STEPS (da PETROBRAS), e a seção escolhida passa próximo aos depocentros dos baixos de São João da Barra e de Corvina-Parati. A seção geológica, as condições de contorno e parâmetros físicos e geológicos foram obtidos de publicações externas à PETROBRAS. Considerou-se o final do processo de rifteamento no topo do Membro Retiro/Formação Lagoa Feia (112 M.a.), sendo que o histórico do fluxo térmico assim obtido revelou-se mais frio do que se fosse admitido o final do rift no topo do Andar Jiquiá (Barremiano Superior/Aptiano Inferior). A integração de dados geológicos e das simulações numéricas mostra que essa história térmica é mais coerente com os dados térmicos e de maturação. Simulações geoquímicas com esse histórico mostram que as rochas geradoras do Andar Buracica (Barremiano Médio) apresentaram grandes porções dentro do estágio de geração de petróleo, atingindo até a zona de gás úmido, com a entrada na janela de expulsão de óleo a partir do Neo-albiano. Já as rochas geradoras do Andar Jiquiá teriam entrado na janela de maturação adequada somente no Baixo de Corvina-Parati e em área relativamente restrita, a partir do Mioceno.

In this work, the maturity level of the organic matter and the temperature distribution are investigated along a cross-section in the Campos Basin, Brazil, through one-dimensional (1D) geochemical simulations. The GENEX (from IFP, Institut Français du Pétrole) and BaSS/STEPS (from PETROBRAS) software were used for the simulations. The selected section passes close to the São João da Barra and Corvina-Parati depocenters. The cross-section, as well as data for boundary conditions and physical and geologic parameters, were obtained from material published by PETROBRAS. The end of the rifting process was considered to be at the top of the evaporite section (Retiro Mb., Lagoa Feia Fm. 112 M.a.). The heat flow thus obtained is generally lower than that derived from a shorter rift phase. The integration of geologic data and numerical simulations indicates that this scenario is the most coherent with thermal and maturation data. Geochemical simulations with this heat flow history indicate that the source rocks of the Buracica Stage (Middle Barremian) are in the oil and wet-gas windows, with the onset of petroleum expulsion in the Late Albian. On the other hand, the source rocks of the Jiquiá Stage (Upper Barremian/Lower Aptian) would have entered the petroleum-generation window only in a restricted area in the Corvina-Parati Low, starting in the Miocene.