Allan Lopes de Paula

Avaliação da Resistência de Pilares de Concreto de Alta Resistência

Lídia da Conceição Domingues Shehata

O emprego de concreto de alta resistência (CAR) é mais vantajoso no caso de elementos estruturais submetidos à compressão, sendo a relação tensão de compressãodeformação uma característica importante do concreto para análise e projeto desses elementos. Neste trabalho são apresentados diagramas de tensão de compressão para o concreto realistas, idealizados e simplificados já propostos, fundamentados em um número de ensaios bem menor que o disponível atualmente. As resistências experimentais de 416 ensaios de elementos submetidos à compressão centrada e excêntrica encontrados na literatura são comparadas com as teóricas obtidas adotando para o concreto diferentes diagramas de tensão de compressão. Além do tipo de seção transversal (quadrada ou retangular), esses elementos têm como variáveis: dimensões, resistências do concreto e do aço, excentricidade do carregamento, taxas e arranjos de armaduras. É feito resumo sobre o comportamento de pilares de CAR e as faixas de variação dos parâmetros dos pilares ensaiados, comentários sobre os diferentes diagramas de tensão normal de compressão propostos em normas e sua influência nos diagramas de interação de esforços resistentes. A análise da comparação das resistências obtidas nos ensaios com as teóricas determinadas utilizando diferentes diagramas de tensão de compressão dá uma idéia do nível de segurança relativo ao uso desses diagramas, informação relevante para os projetistas que desejam projetar estruturas de concreto de alta resistência.

The use of high strength concrete (HSC) is more advantageous in structura elements under compression and the compressive stress-strain relationship is a relevant characteristic of the concrete needed for the behavior analysis and design of those elements. This work shows proposed compressive stress diagrams for the concrete realistic, idealized and simplified, those were based on a number of tests much smaller than the one available today. The experimental strengths of 416 elements subjected to pure axial load or to combined axial load and bending moment found in the literature are compared to the theoretical ones obtained considering different compressive stress diagrams for the concrete. Besides the cross-section type (square or rectangular), those elements had as variables: dimensions, steel and concrete strengths, load eccentricity, and reinforcement ratios and configuration. It is briefly commented the behavior of HSC columns and the variation range of the data of the tested columns, as well as the different diagrams for concrete under compression proposed and their influence on the axial load-bending moment interaction diagrams. The analysis of the comparison between experimental and theoretical strengths considering different stress diagrams for the concrete under compression gives an idea about the level of safety related to the different design procedures, relevant information for those who want to design HSC structures.