Denis Alvin Liang

Título



Avaliação da Metodologia de Projeto com Análise Acoplada para Plataforma do Tipo TLP

Orientador(es)



Breno Pinheiro Jacob

Resumo



As atividades de explotação de petróleo offshore no Brasil têm avançado em campos situados em águas cada vez mais profundas, tendência confirmada pelas recentes descobertas nas áreas denominadas de Pré-sal. Para o projeto de sistemas de produção nestes cenários são necessárias ferramentas computacionais que têm sido desenvolvidas recentemente, baseadas em análises dinâmicas acopladas, que consideram rigorosamente a interação existente entre o comportamento hidrodinâmico da unidade e o comportamento hidrodinâmico e estrutural das linhas. As ferramentas numéricas tradicionalmente utilizadas, baseadas em metodologias de análise desacopladas, possuem custos computacionais reduzidos, mas não consideram a interação completa entre comportamento do casco/comportamento das linhas o que leva a resultados que se afastam do comportamento real. Este trabalho tem como objetivo comparar os resultados de análises realizadas com formulações acopladas face a resultados de análises com formulações desacopladas, em um sistema de produção com unidade tipo Tension Leg Platform (TLP). O conhecimento preciso da diferença entre as ferramentas baseadas em análises acopladas e desacopladas fornecerá ao engenheiro maior subsídio para estabelecer a aplicabilidade e uso de cada uma, nas diferentes fases do projeto.

Abstract



Offshore oil exploitation activities in Brazil have been advancing towards fields in deeper waters, this tendency was confirmed with the new discoveries in the areas assigned as Pre-salt. For the production systems design at these deep waters it is needed calculation tools recently developed. These tools are based in coupled dynamic analysis, considering rigorously the interaction between hydrodynamic behavior of the hull and hydrodynamic/structural behavior of the lines. The numerical tools used to be employed in past designs, based at methodologies of uncoupled analysis, have reduced CPU costs. However, they don’t consider the complete interaction between the behavior of hull and the behavior of lines, this leads to results that would not be in accordance to the real behavior. The objective of this work is to compare the results from analysis based on coupled approach with the results from analysis based on uncoupled approach, the production system analyzed was a TLP (Tension Leg Platform) system. An accurate knowledge of differences between the tools based on coupled analysis and the tools based on uncoupled analysis will give the engineer more resources to decide when each one is more applicable than other at the different design phases.

Imprimir