Diogo Santos Tavares

Título


Avaliação Laboratorial de Mistura Asfáltica do Tipo SMA com Agregado Siderúrgico




Orientador(es)


Laura Maria Goretti da Motta


Resumo


A busca por materiais alternativos para uso em pavimentação vem de longa data,visando ajudar a resolver o problema ambiental e também baratear as obras. A escória de
aciaria como agregado para pavimentação é um destes materiais. Este trabalho discute fatores que influenciam na determinação da proporção adequada tecnicamente para o uso de
agregado siderúrgico em misturas asfálticas. Aplicam-se os princípios da dosagem Superpave na composição de misturas asfálticas com uma amostra de agregado siderúrgico, proveniente
de processo de fabricação de aço do tipo a oxigênio, tratado posteriormente por processos de redução da expansão e por britagem. Foi realizada a caracterização física e mecânica da
escória, nas suas várias frações, visando analisar suas propriedades para utilização como agregado para pavimentação. Com isto, definiu-se a necessidade de compor a granulometria
do esqueleto mineral com uso de finos de agregado natural. Foi utilizado o método Bailey para avaliação do esqueleto pétreo. Foram dosadas duas misturas do tipo SMA (Stone Matrix
Asphalt), com dois ligantes asfálticos (CAP 30/45 e asfalto-borracha), avaliadas por ensaios mecânicos de: módulo de resiliência, resistência à tração,  flow number, deformação
permanente e fadiga. Os resultados permitem concluir que os agregados siderúrgicos avaliados são adequados para este tipo de mistura asfáltica.


Abstract


The search for  alternative materials  for use in  pavements  has long,  to help solve  the environmental problem  and also  cheapen  the works.  The steel slag  as aggregate  for paving  is
one  of these materials.  This paper discusses  factors  that influence in the determination of appropriate steel slag proportion design methodology for to be used in asphalt mixtures.
Apply the principles of Superpave design methodology for asphalt mixtures with a slag steel aggregates, from the manufacturing  process of the oxygen type steel, also treated by the
process of reduction of expansion and by crushing. Was performed the physics and mechanic characterization of steel slag, in its various fractions, with the objective of analyze its
properties for utilization as an aggregate for asphalt pavements. With this, emerged the need of compose the gradation of mineral skeleton with use of fine of natural aggregates. Was used
Bailey Method to evaluation of stone skeleton. Were measured two mixtures of SMA type, with two binders (CAP 30/45 and binder rubber), evaluated by mechanic tests of: resilient modulus, indirect tensile strength, flow number, dynamic creep and fatigue life. The results allow conclude that the steel slag aggregate evaluated are adequate to be  used in this type of
mixtures.

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