Vagner Paes Duarte Vianna

Título


Variabilidades Interanuais do Transporte de Volume e Fluxo Advectivo de Calor Sobre a  Plataforma Continental Brasileira Entre as Latitudes De 23ºs E 30ºs


Orientador(es)


Luiz Landau e Luiz Paulo de Freitas Assad

Resumo


Com o propósito de investigar a variabilidade do transporte de volume e o fluxo advectivo de calor sobre a Plataforma Continental Brasileira (PCB), entre as latitudes de
23ºS e 30ºS, foram analisadas as distribuições verticais climatológicas da velocidade meridional, do transporte de volume e do fluxoadvectivo de calor, as séries temporais do
transporte de volume integrado e fluxo advectivo de calor integrado das massas d’água e a contribuição de cada massa d’água ao transporte/fluxo total das seções investigadas.
Os resultados demonstraram que a bifurcação intermediária é determinante à circulação oceânica e ao transporte de volume sobre a área de estudo. A elevada
temperatura da camada superficial do oceano Atlântico Sudoeste demonstra-se a principal moduladora do fluxo advectivo de calor. A variabilidade interanual do TVI e do FACI é
influenciada pelos eventos ENOS que ocorrem no Pacífico Equatorial, através da alteração da profundidade limite entre as massas d’águas e pela migração meridional das bifurcações
de subsuperfície e intermediária.

Abstract


This Dissertation has studied the annual climate variability of ocean mass transport and advective heat flux on Tropical Water (TW), South Atlantic Central Water
(SACW) and Antarctic Intermediate Water (AIW) above Brazilian Continental Shelf (PCB) among 23ºS and 30ºS, using SODA (Simple Ocean Data Assimilation) v2.0.2 reanalysis
dataset from 1958 to 2001.
The results showed the Brazil current system as the main ocean circulation feature of the region. At 23ºS and 25ºS sections, Tropical Water and upper South Atlantic Central
Water (SACW) are principal water masses transported by Brazil current, lower SACW and Antarctic Intermediate Water (AIW) are mainly transported by Southern Intermediate
Counter Current (SICC). In these sections, the SICC is responsible for the largest contribution on mass transport and the Brazilcurrent is the most important feature in
advective heat flux. At 30ºS section only the Brazil current is represented in studied area and the SACW is responsible for the biggest part on mass transport and advective heat flux
at this section.


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