Eduardo Tenório Bastos

Título

Análise de Painéis Enrijecidos de Unidades Offshore

 

Orientador(es)

Gilberto Bruno Ellwanger

 

Resumo

A necessidade de exploração de petróleo em águas ultra-profundas, essencial em nossa economia, exige de todas as disciplinas da engenharia o que há de mais moderno em termos de materiais, procedimentos e soluções emgeral, para viabilizar essas operações. Da parte da engenharia estrutural offshore, são exigidas estruturas cada vez mais eficientes, o que geralmente implica em maior  esbeltez dos elementos constituintes, geralmente painéis enrijecidos em unidades flutuantes. A simplicidade da análise é proporcional ao conservadorismo adotado,  de modo que quanto mais simplificações são consideradas, mais robustas serão as estruturas assim dimensionadas. Este trabalho consiste em propor uma metodologia deanálise utilizando ferramentas computacionais poderosas em modelos detalhados, motivado por um projeto bem sucedido de análise de embarque e lançamento de uma plataforma auto-elevatória em uma barcaça de lançamento de jaquetas. Incluem-se nessas ferramentas modelagem de estruturas navais em elementos finitos, extração de modos de flambagem, aplicação de imperfeições prévias nos modelos e análise não-linear física e geométrica com aplicação de cargas de forma incremental iterativa.

 

Abstract

The need forultra-deep waters oil exploration, essential in Brazil’s economy, requires from all engineering knowledges what is most modern in terms of materials, procedures and solutions in general, in order to really perform these operations. Regarding offshore structural engineering, it requiresstructures more and moreeffective, which generally implieselements of greater slenderness, usually stiffened panels in floating units. The analysis simplicity is proportional to the conservatism achieved, so that the more simplifications are considered, the more robust structures become. This work consists in proposing an analysis methodology, using powerful computational tools for detailed models, motivated  by a successful design of load-out and launch operations of a jack-up hull structure over a launch barge, originally design for jacket-launching operations. These tools include detailed finite element modeling for offshore stiffened panels, buckling modes extraction, initial imperfections considerations and full-plastic collapse analysis (pushover).

 

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