Valéria Santana da Silva

Uso de Metodologias Simplificadas para Determinação do Hidrograma Ecológico na Bacia do Rio Piabinha/RJ

José Paulo Soares de Azevedo

A gestão dos recursos hídricos e atendimento dos usos múltiplos da água passam pelo conhecimento dos cursos d’água e suas necessidades ecológicas. A vazão ecológica que deve permanecer no rio após as retiradas de água ainda não tem uma definição na legislação brasileira. Este trabalho aborda os conceitos e questões relevantes sobre a vazão ecológica, como a utilização de um hidrograma ecológico que represente a sazonalidade das vazões naturais. As metodologias de determinação de vazões ecológicas são apresentadas com ênfase nos métodos Hidrológicos e Hidráulicos buscando modificações que aproximem os resultados de um regime natural do rio. Foram aplicados os métodos da Q7,10, Curva de Permanência, Montana Modificado e Perímetro Molhado na bacia do rio Piabanha. Os resultados obtidos demonstraram que dois desses métodos podem ser usados para estimar um hidrograma ecológico preliminar na bacia do rio Piabanha. Essa dissertação se insere no projeto em desenvolvimento pela COPPE, CPRM e INEA: “Metodologia para Determinação de Vazões Ecológicas na Bacia do Rio Piabanha Integrando Aspectos Hidrológicos, Limnológicos, Ecológicos e Socioeconômicos”.

Water resources management and the reach of its multiple uses is related to the knowledge of water courses characteristics and its ecological needs. In Brazilian legislation, there is no clear definition regarding the amount of the flow rate which must remain in rivers after the water withdraw. This dissertation addresses concepts and relevant issues regarding the instream flow, such as the usage of an environmental flow that represents seasonality of natural river flow. The methodology used to determine the instream flow is presented with emphasis on the Hydrologic and Hydraulic methods seeking for changes that approximate the results to the river natural water flow. The methods applied were Q7,10, Flow Duration Curve, Montana Modified and Wetted Perimeter at Piabanha River watershed. Results have shown that two of these methods can be used to estimate a preliminary environmental flow at Piabanha River watershed. This dissertation is part of “Methodology for the determination of the environmental flow at Piabanha River watershed which integrates hydrological aspects, limnologic, ecologic and social economics”, a project which has been developed by COPPE, CPRM e INEA.