Victor da Mata Bandeira

Título

Análise de Múltiplos Vãos Livres de Dutos Submarinos

 

Orientador(es)

Gilberto Bruno Ellwanger

 

Resumo

Esta  dissertação  tem  como  objetivo  o  desenvolvimento  de  uma  metodologia  de análise  para  avaliação  dos  danos  devido  à  fadiga  (VIV)  em  múltiplos  vãos  livres existentes  ao  longo  da  rota  de  dutos  submarinos,  devido  às  irregularidades  do  solo, existência de cruzamentos e eventual presença de  suportes mecânicos para mitigação de vãos  livres.  Este  prática  de  análise  é  pouco  realizada  no  mercado  offshore  de  maneira efetiva,  ou  seja,  considerando  as  influências  dinâmicas  entre  vãos  adjacentes.  Análises comparativas  com  diversas  condições  de  solo  e  configurações  de  vão  são  realizadas  demodo  a  avaliar  como  vãos  adjacentes  interferem  entre  si  nas  respostas  dinâmicas,  no que tange às frequências e modos naturais de vibração, bem como a vida útil do duto.

 

Abstract

This  work  aims  to  develop  a  methodology  for  fatigue  damage  evaluation  due  to VIV  in  multiple  free  spans  existing  along  submarine  pipeline  routes,  due  to  uneven seabed  profiles,  crossings  and  the  need  for  mechanical  supports  to  mitigate  critical  free spans.  This  practice  is  slightly  performed  in  offshore  design  scenario  effectively,  i.e., considering  dynamic  influences  among  side  spans.  Comparative  analyses  with  various soil  conditions  and  free  spans  configurations  are  performed  in  order  to  evaluate  how side  spans  can  affect  each  other  in  dynamic  responses  namely,  natural  frequencies  and vibration modes, as well as the fatigue life.

 

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