Jorge Aníbal Lajo Yañez

Modelagem de Bacias e Sistemas Petrolíferos 2D do Setor Ilha Lobos de Afuera - Chiclayo: Bacias Sechura e Trujillo, Noroeste Offshore do Peru

Luiz Landau

O presente trabalho foi desenvolvido na parte offshore do Noroeste do Peru, no setor entre a ilha Lobos de Afuera e o departamento de Chiclayo, no litoral. A área de estudo abrange duas bacias estreitamente relacionadas, Sechura e Trujillo. Ambas se encontram em uma etapa dentro da prospecção de petróleo denominada “fronteira exploratória”, já que em cada uma tem-se perfurado apenas um poço exploratório do tipo wildcat: Lobos (Z29M-9-1X), na bacia Trujillo, e San Miguel (SM1-1X-ST), na bacia Sechura. Neles foram encontrados indícios de petróleo em amostras de calha e uma amostra recuperada de óleo biodegradado nos testes de swabbing, respectivamente. Devido a esta amostra é que, mediante uma análise geoquímica feita em trabalhos anteriores, propôs-se a origem alóctone do petróleo da bacia Sechura proveniente possivelmente da bacia Trujillo. Portanto, o objetivo do trabalho é, em primeiro lugar, demonstrar a existência de um sistema petrolífero completo na área de estudo e, consequentemente, determinar a sua eficiência. O trabalho está fundamentado na modelagem de bacias e sistemas petrolíferos com base nos dados geofísicos, geoquímicos e geológicos existentes na área de estudo e vizinhanças. A modelagem das duas bacias evidenciou a forte relação estratigráfica e estrutural entre elas. Em seguida, com a ferramenta do programa TemisFlow do Instituto Francês do Petróleo (IFP), conseguiu-se realizar a modelagem de sistemas petrolíferos da seção geológica representativa proveniente da linha sísmica 93-30, Sudoeste – Nordeste, através das duas bacias e próxima aos dois poços. Os resultados evidenciam a existência de um sistema petrolífero na bacia Trujillo, do qual a cozinha de geração não teria aportado petróleo para a bacia Sechura, pelo menos através da seção 93-30, o que não completaria um sistema petrolífero, por falta do processo de migração.

The current w ork w as developed over the offshore part of northwestern Peru, among the Lobos de Afuera islands and the coastal area of the Chiclayo department. The study area covers two basins closely related, Sechura and Trujillo. Those basins are w ithin a hydrocarbon prospection stage called ‘exploratory frontier’, because each one has just one exploratory w ildcat w ell drilled: Lobos (Z29M-9-1X), in the Trujillo basin, and San Miguel (SM1-1X-ST), in the Sechura basin; in both cases, hydrocarbon evidences w ere found, such as oil show s and a biodegraded oil sample recovered from a swabbing test, respectively. Due to the biodegraded sample, through a geochemical analysis done in previous w orks, an allochthonous origin w as proposed for hydrocarbon in Sechura basin, possibly coming from the Trujillo basin. Therefore, the objective of this w ork is, firstly, demonstrate the existence of a complete petroleum system on the study area and, consequently, determine its efficiency. This w ork is based on the basin and petroleum systems modeling made up by geophysical, geochemical and geological data in the study area and vicinity. The tw o basins modeling show ed the stratigraphic and structural relationship betw een them. Consequently, w ith the TemisFlow software by the Institut Français du Pétrole (IFP), the petroleum system modeling w as achieved over the representative geological section from the seismic line 93-30, w ith a southw est – northeast direction, throughout the tw o basins and nearby the tw o exploratory wells. The results show ed the possibility of the existence of a petroleum system in the Trujillo basin, w here its generation kitchen w ouldn´t have contributed hydrocarbons towards the Sechura basin, at least along de section 93-30. This situation w ouldn’t complete that petroleum system, due to the lack of the migration process.