Thiago da Fonseca Martins

Pluviometria Crítica de Escorregamentos na Cidade do Rio de Janeiro: Comparação Entre Regiões e Períodos

Maurício Ehrlich
Willy Alvarenga Lacerda

Em linhas gerais, nas últimas décadas tem-se globalmente verificado aumento nas ocorrências de desastres socioambientais e de vítimas afetadas. O município do Rio de Janeiro possui geologia e geomorfologia favoráveis à ocorrência de movimentos de massa, além de uma crescente ocupação populacional das encostas. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com Fundação Instituto de Geotécnica (GEO-RIO) com o objetivo de determinar os limiares críticos de pluviometria em 10 sub-regiões do município do Rio de Janeiro, usando os eventos chuvosos e os respectivos movimentos de massa. Investigou-se em diferentes regiões a resposta a chuvas, observando o efeito benéfico das obras de prevenção a cargo da GEO-RIO e os problemas provocados pelo crescimento populacional. De forma a verificar a influência das intervenções, foram escolhidos para realização desta análise os períodos de 1998 a 2002 e de 2010 a 2012. Como esperado, ficou destacado que intervenções nas encostas da cidade melhoram os limiares, enquanto o avanço da ocupação desordenada em áreas de risco tendeu a piorar os limiares nos quais se iniciam os deslizamentos.

In general, over the past decades has seen an increase in the overall occurrence of socio environmental disasters and victims affected. The city of Rio de Janeiro has geology and geomorphology which provide the occurrence of mass movements, in addition to a large population living on the slopes. This work was developed in collaboration with Institute of Geotechnical Foundation (GEO-RIO) in order to define the critical thresholds of rainfall in 10 sub-regions of the city of Rio de Janeiro, using rainfall events and their mass movements. Different regions were investigated observing the beneficial effect of prevention work in charge of the GEO-RIO and the problems caused by population growth. In order to verify the influence of interventions, were chosen for this analysis the periods from 1998 to 2002 and 2010 to 2012. As expected, it is observed that the interventions on the slopes of the city improve the thresholds, while the advancing of disorderly occupation at risk areas tend to worsen the thresholds that begin landslides.