Guilherme Quinderé Romano

Título


Interface aço-concreto refratário a altas temperaturas: Análise experimental e modelagem numérica

Orientador(es)


Romildo Dias Toledo Filho
Eduardo de Moraes Rego Fairbairn

Resumo


O concreto refratário, utilizado para revestimentos de unidades de craqueamento catalítico fluido (UCCF), tem como principal função reduzir, ao longo de sua espessura, as temperaturas que, no interior destes vasos, podem ultrapassar a barreira dos 600 C. Sua aplicação é feita em toda a superfície interna destes equipamentos e são utilizadas ancoragens de aço inox para garantir a adesão do concreto refratário ao seu costado metálico. Existem ancoragens de diferentes  tipos e a escolha da  mais adequada depende de fatores como a espessura da camada de refratário a ser aplicada ou o tipo de refratário a ser utilizado. Neste cenário, surge o interesse pelo estudo da interface aço–concreto refratário,  que é o objeto deste trabalho.  Conhecer  o comportamento dessa interface  possibilita entender  o papel desempenhado pelos grampos de ancoragem e assim considerá-lo na modelagem, construção e otimização.   Neste trabalho,  foram  realizados ensaios  para a caracterização  do  concreto refratário  reforçado com fibras de aço com o objetivo de obter características físico-mecânicas, em temperatura ambiente e também a 210 C, que serão necessárias para alimentar modelos numéricos; foi  desenvolvida, também,  uma montagem experimental  inédita,  que permite  avaliar a interface  costado metálico-concreto refratário sob estas mesmas temperaturas. O programa computacional DIANA v.9.2 é utilizado para gerar modelos numéricos que, por meio de retroanálise dos resultados experimentais obtidos  e  sem modelar os grampos explicitamente,  avalia  a interface costado metálico-concreto refratário, possibilitando obter suas características.

Abstract


The  refractory concrete  lining  used in FCC units has as  its main  function  to generate a thermal gradient layer to reduce in the vessel steel wall the  high  inner temperatures that may exceed 600  C. This lining is applied as the entire inner surface  of the vessel  and  stainless  steel  anchorages  are used  to assure the adhesion of the refractory concrete on the steel wall. There are different types of anchorages the most suitable choice depends on factors such as the thickness of the lining or the type of the refractory used.  In this scenary comes out the interest to study the interface between the  steel wall  and  this  refractory concrete.  The main  objective  of this  research work, which is also of practical to understand  interface  behaviour  serves to understand  the role planned by the anchorages  in order to consider them  in modeling, and also in the construction and optimization of these FCC units. Tests were carried out for  the numerical,  physical and mechanical characterization  of reinforced refractory concrete with stainless fibers  in ambient temperatures and also at 210  C. These characteristics were taken into account in the used numerical models moreover it was developed an original experimental setup which permits to evaluate the interface between the steel plate and refractory concrete layer at the same test temperatures. The software DIANA v.9.2 was used to create models that through a feedback analysis of the obtained experimental results and without model the anchorages explicitily allows for obtaining the interface characteristics.

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