Antonio Carlos Rodrigues Guimarães

Título



Um Método Mecanístico Empírico para a Previsão da Deformação Permanente em Solos Tropicais Constituintes de Pavimentos

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



Apresentam-se diversos ensaios de deformação permanente de solos tropicais compactados que são utilizados em pavimentos. Propõe-se um modelo matemático de previsão desta deformação em função do estado de tensões e do número de aplicações de cargas. Foram realizados 113 ensaios triaxiais de carga repetida até 150.000 ciclos em 15 amostras, sendo 8 lateritas pedregulhosas, 2 solos lateríticos finos, 2 areias finas não-lateríticas, um solo caolinítico e uma brita . Pesquisaram-se os principais fatores que afetam a deformação permanente e a ocorrência do shakedown – ou acomodamento – da deformação permanente dos materiais quando submetidos à ação de cargas repetidas, através da análise da taxa de acréscimo da deformação permanente a cada ciclo de carregamento. Em caráter secundário, pesquisou-se a variação da deformação resiliente ao longo dos ensaios triaxiais de cargas repetidas, tendo-se realizados ensaios de módulos resilientes após os de deformação permanente. O objetivo foi verificar o possível enrijecimento dos solos compactados devido ao efeito da repetição de cargas. Configuram-se as condições relativamente favoráveis ao acomodamento plástico dos solos tropicais compactados utilizados em pavimentos no Brasil.

Abstract



This thesis presents tests of permanent deformation of compacted tropical soils used in pavements. Proposed a mathematical model to predict permanent deformation as a function of state of stress and number of load applications. Performed 113 repeated load triaxial tests up to 150,000 cycles in 15 samples of materials: 8 laterite gravels, 2 fine lateritic soils, 2 non-lateritic fine sands, 1 kaolinitic soil, and one crushed stone. Studied the main factors of permanent deformation and of plastic shakedown of materials tested under repeated loading, through the analysis of rate of permanent deformation increase at each cycle. As a secondary issue the resilient deformation was determined throughout triaxial testing, and resilient modulus determinations were made after permanent deformation testing, the purpose being to check any possible strengthening of soils due to load repletion. There is strong evidence that plastic shakedown occurs frequently in compacted tropical soils used in pavements in Brazil.

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