Cybele Luzana Reis

Título



Simulação Comportamental do Grupo Social “População de Rua”: Conhecimento para Ação Positiva

Orientador(es)



Nelson Francisco Favilla Ebecken

Resumo



Vários são os problemas sociais existentes nas sociedades atuais, difícil é encontrar uma solução adequada para cada um deles. Entre estes problemas, um que merece destaque, é o fato de uma grande quantidade de crianças e adolescentes estarem morando e/ou buscando meios de sobrevivência nas ruas. Essa tese busca ajudar a solucionar este tipo de problema apresentando um modelo computacional baseado em agentes, que simula o comportamento destes grupos. Este trabalho foi desenvolvido com a criação de uma Base de Dados, “crianças”, com as características reais destes meninos, obtidas por meio de entrevistas diretas nas ruas, nas escolas, nas casas e/ou trabalhos destas crianças. Para em seguida aplicar técnicas de Mineração de Dados na base “crianças”, gerando assim as regras de comportamentos destes meninos, que junto com as regras de “senso comum” e com um sistema de influência entre eles formam a inteligência do modelo. A partir da base de dados “crianças”, foi criada uma população de agentes num ambiente de realidade virtual, gerando uma sociedade artificial de crianças, que agem e se relacionam entre si, por meio da inteligência do modelo. O simulador, desenvolvido numa plataforma de realidade virtual, permite testar regras que gere mudanças de comportamento dos agentes: morar na rua, ou continuar morando com seus pais. O resultado permite aos pesquisadores da área social selecionar melhor as regras, por exemplo, de ensino, para este grupo.

Abstract



There are many social problems in contemporary societies and it is hard to find an adequate solution for each one of them. Among these problems, there is one that deserves emphasis, the great number of children and teenagers living on the streets or trying to survive there. This work is an effort to help solving that kind of problem, presenting an agentbased computational model that simulates the behavior of these groups. The model was developed with the creation of the database “Children”, with real children characteristics, obtained by means of direct interviews, on the streets, schools, homes and workplaces, applying the data mining technique on the “children” database, in order to extract these children behavior rules, that along with the “common sense” rules and with the influence system generate the intelligence of this model. A population of agents was created from the “Children” database, in an environment of virtual reality, generating an artificial society of children that act and interact by means of the intelligence of the model. The simulator, developed in a virtual reality platform, permits to test the rules that generate changes in the behavior of the agents: to live on the streets, or to stay living with their parents. The result allows the researchers of the social area to better select the rules, for example, of education, to this group.


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