Filipe Augusto Cinque de Proença Franco

Título



Método de Dimensionamento Mecanístico-Empírico de Pavimentos Asfálticos – SISPAV

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



Este trabalho traz uma nova contribuição para o desenvolvimento de um método mecanístico-empírico de dimensionamento de pavimentos asfálticos, desenvolvido na COPPE/UFRJ. Utiliza-se a análise elástico-linear e a elástico não linear, sendo os danos estimados por modelos de previsão de fadiga, deformação permanente e deformação máxima admissível no topo do subleito, adequados às condições ambientais do país, tanto quanto possível atualmente, e considerados diversos tipos de configuração de eixos. Para permitir a calibração, validação e, posteriormente, seu uso, o método foi consolidado em um programa de computador. O programa, SisPav, incorpora a análise de confiabilidade, a análise de tensões e deformações e interfaces gráficas para visualização dos resultados. Pretende-se com o desenvolvimento do SisPav melhorar os projetos de pavimentação em termos de eficiência estrutural, de modo a utilizar diversos materiais cujo desempenho de campo ainda não se tem experiência suficiente, e considerar, também, as condições ambientais e de tráfego diferentes das implícitas no Método Empírico do DNER, ainda utilizado no país.

Abstract



This work project brings a new contribution to the establishment of a mechanistic-empiric method of asphalt pavement design developed at COPPE/UFRJ. Linear elastic and non-linear elastic analyses are used, being the damages estimated by prediction models, for fatigue, rutting and vertical deformation limit on the top of the subgrade. In this thrust, models were select, developed and calibrated so as to reflect as much as possible current Brazilian typical climatic conditions and axle configurations. In order to allow for calibration, validation and, subsequently, its use, the method has been consolidated in a computerized program. The computer program – SisPav - incorporates reliability analysis, stress and strain analysis and graphic interfaces for output visualization. The intention of developing SisPav is to improve paving designs in terms of structural efficiency, in order to allow for the use of several materials, whose performance in field remains still not sufficiently known, and also to consider environmental and traffic conditions different from those implicit in the original DNER’s Empirical Method, still in use in Brazil.

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