Jorge de Rezende

Título



Modelo de Localização de Estações de Serviços Utilizando Lógica Fuzzy

Orientador(es)



Nelson Francisco Favilla Ebecken

Resumo



Este trabalho teve como proposta apresentar um processo de apoio à decisão na escolha da melhor localização para avaliar uma estação de serviço da Petrobras na Argentina. De acordo com os especialistas, os três principais fatores responsáveis pelo sucesso de um negócio são: o mix de produtos, onde procura-se oferecer os produtos certos para as pessoas certas no lugar certo; a gestão do negócio onde estão inseridos o método e as ferramentas de gestão, e a sua localização. A escolha de uma boa localização está associada a um elevado número de variáveis, sendo que algumas delas intangíveis, imprecisas, incertas e subjetivas. Dessa forma, optamos por utilizar técnicas de lógica fuzzy para construção de um modelo de hierarquia locacional que considerou a importância dos diferentes fatores de modo diferenciado, de acordo com o tipo de estação de serviço avaliada. Através das aplicações das pesquisas qualitativas e quantitativas, das análises dos seus resultados e da profunda experiência dos especialistas foi possível identificar e quantificar os principais fatores locacionais utilizados no modelo.

Abstract



This thesis proposes to present a process for supporting the decision when selecting the best location to evaluate Petrobras gas stations in Argentina. In accordance with specialists, the three main factors responsible for the success of a business are: the mix of products, when one tries to offer the right product for the right person in the right place; the business management in which method and tools are included; and the business location. The selection of a good location is associated with a high number of variables; some of which can be intangible, inexact, uncertain and subjective. Therefore, we have chosen to use techniques of Fuzzy Logic for the construction of a location hierarchical model which considered the importance of different factors, in a differentiated form, according to the type of gas station which was evaluated. Through the application of quality and quantitative research, the analysis of the results, and the deep experience of specialists, it was possible to identify and quantify the main location factors utilized in the model.

Imprimir