Erinaldo Hilário Cavalcante

Investigação Teórico-Experimental  sobre o SPT

Fernando Artur Brasil Danziger e Bernadete Ragoni Danziger

Medidas de energia no SPT começaram a ser feitas nos Estados Unidos, na Universidade da Flórida, no final da década de 70. Desde então, essa prática tem passado por uma contínua evolução, permitindo avaliar a eficiência do SPT com um elevado grau de acurácia. No Brasil, as primeiras medidas foram feitas em 1985. Esta tese apresenta os resultados de uma análise teórico-experimental de vários aspectos associados à transferência de energia no SPT, com ênfase à questão do efeito do comprimento da composição de hastes. A análise experimental foi procedida através de monitoração com acelerômetros e medidores de deformação em hastes instrumentadas próximo à cabeça de bater e, em alguns casos, também junto ao amostrador. Foram analisados 1130 golpes, em três campanhas de ensaio levadas a efeito no Rio de Janeiro e em João Pessoa, com a participação de cinco equipes de três empresas. Uma das campanhas teve a finalidade precípua de avaliação da altura de queda e da velocidade de impacto do martelo. Os resultados mostraram que a eficiência da energia transmitida ao topo da composição de hastes independe do seu comprimento e da resistência do solo. Observou-se haver diferença entre a energia medida no topo das hastes e a que atinge o amostrador.

SPT energy measurements were introduced at Florida University, in the United States, in the 70' decade. Since then, energy measurement procedure has experienced a continuous development, providing a high degree of accuracy in SPT efficiency evaluation. The first energy measurements started in Brazil in 1985. This thesis presents the results of a theoretical-experimental analysis disclosing several aspects related to energy transfer in SPT, with emphasis on the length effect of the rods composition. The experimental analysis was performed by means of accelerometers and strain gauges placed on the instrumented rods close to the anvil. In some tests, accelerometers and strain gauges were also placed close to the sampler. Nearly 1130 blows were analyzed related to three investigation campaign that took place in Rio de Janeiro and João Pessoa, with the aid of five staff from three companies. One of the campaign had the main objective of evaluate the hammer height drop and the hammer velocity during impact. The results brought out that the energy efficiency transmitted to the top of the rod composition is independent of the rod length and soil resistance. Difference was observed from the energy measured at the top of the rod composition and that reaching the sampler.