Prepredigna Delmiro Elga Almeida da Silva

Estudo do Reforço de Concreto de Cimento (Whitetopping) na Pista Circular Experimental do Instituto de Pesquisas Rodoviárias

Laura Maria Goretti da Motta

O objetivo desta tese é o estudo do desempenho estrutural e de serviço de um reforço de pavimento flexível (asfáltico) com placas de concreto (whitetopping). O estudo foi feito na Pista Circular Experimental do Departamento Nacional de Estradas de Rodagens, localizado no Instituto de Pesquisas Rodoviárias, no Rio de Janeiro. Durante este estudo foram realizados levantamentos na Pista Circular, tais como: deformações permanentes, deflexões, desgaste de pneus, ensaios de placa, e instrumentação com seis extensômetros e duas células de carga. Os resultados de deformação e tensão medidos na instrumentação foram comparados com os valores calculados com modelagens teóricas utilizando os seguintes programas: FEPAVE2, ELSYM5, DIPLOMAT, ILSL2 e KENSLABS. Propõe-se que no dimensionamento de reforço do tipo whitetopping seja feita uma análise estrutural com o programa ILSL2. Para verificar a influência da temperatura no comportamento dos pavimentos de concreto, foram instalados onze termopares na Pista Circular e analisados os resultados obtidos.

This thesis presents the study of the structural and service performance of an overlay over an existing asphaltic pavement (whitetopping). This study was performed with the traffic simulator used on the Experimental Circular Track of Brazil’s Federal Highway Department, located at the Highway Research Institute (Instituto de Pesquisas Rodoviárias-IPR), in Rio de Janeiro. During this study, many surveys were executed in the Circular Track, such as: permanent deformations, deflections, tire wear-off, plate tests, and instrumentation with six strain gauges and two load cells. The deformation and stress results obtained from instrumentation were then compared against values from theoretical models calculated using the following computer programs: ELSYM5, DIPLOMAT, ILSL2 and KENSLABS. It is proposed that a structural analysis of the whitetopping overlay be made with the program ILSL2. In order to verify the influence of the temperature in concrete pavement behavior, eleven thermocouples were installed on the Circular Track and the results obtained were analyzed.