Núcleo de Transferência de Tecnologia - NTT

Visite nosso site: http://www.ntt.ufrj.br/

Descrição

O Núcleo de Transferência de Tecnologia (NTT) é um laboratório do Programa de Engenharia Civil (PEC) da COPPE/UFRJ, voltado para Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) e formação de recursos humanos de alto nível. O laboratório dá suporte, principalmente, às atividades da área de Sistemas Computacionais do Programa de Engenharia Civil e atua no desenvolvimento de técnicas de Inteligência Artificial, Otimização e Sistemas Complexos para modelagem de aplicações de Engenharia.

 

O grupo de pesquisa do NTT está envolvido em projetos de PD&I em estreita cooperação com a indústria desde 1977, quando a exploração de petróleo no Brasil se voltou para o mar. O NTT foi criado em 1993 e, desde 1995, vem desenvolvendo pesquisas em Mineração de Dados, sendo um dos precursores no Brasil. Em 1998, o NTT organizou a primeira conferência internacional no país sobre o tema. A experiência do NTT, desenvolvida ao longo dos anos por meio de projetos de pesquisa institucionais, projetos tecnológicos e de PD&I em cooperação com a indústria, garante o padrão de qualidade dos trabalhos realizados pelo grupo. Atualmente desenvolve projetos de PD&I em diversos setores: Petróleo, Energia, Meio Ambiente, Bioinformática, Telecomunicação, Finanças, entre outros. A indústria do Petróleo, devido à sua complexidade e multidisciplinaridade intrínseca, tem promovido o desenvolvimento tecnológico nacional e o trabalho de PD&I desenvolvido no PEC contribuiu para a liderança tecnológica do Brasil na exploração de petróleo no mar. Reciprocamente, os desafios tecnológicos fomentaram o desenvolvimento de pesquisas teóricas e aplicadas sobre o tema no PEC.

  

A competência do grupo está apoiada em sólidas bases matemáticas para o desenvolvimento de modelos computacionais, em ambientes paralelos e distribuídos, utilizando aprendizado de máquina (estruturados ou não, profundo ou não), otimização inspirada na natureza, bancos de dados, teoria de grafos, modelagem fuzzy, técnicas de visualizações avançadas e no desenvolvimento de modelos numérico considerando incertezas em seus parâmetros. Este conjunto de abordagens pode ser aplicado em praticamente todas as áreas de conhecimento, o que permite ao NTT cooperar ativamente com diversos grupos de pesquisa no PEC, na COPPE e na UFRJ.

 

O NTT atua em diversas áreas de concentração do PEC. Na área de Estruturas e Materiais, o NTT colabora com o desenvolvimento de modelos computacionais de materiais, principalmente o concreto de alta resistência, a ser utilizado em estruturas de grande porte. Na Geotecnia, o NTT atua nos estudos de pavimentação asfáltica. Na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, pesquisas relacionadas às vazões de bacias hidrográficas são algumas das iniciativas mais frequentes. Entre os resultados obtidos, destaca-se a parceria com o LabSAR, na análise de imagens de sensoriamento remoto para a identificação de índices de sensibilidade ambiental na Amazônia. Na área de Petróleo e Gás, o NTT atua em estreita colaboração com outros laboratórios, principalmente o LAMCE e o LAMCSO, no desenvolvimento de soluções para diversas fases da exploração de petróleo no mar como, por exemplo, a caracterização de reservatórios por meio de dados sísmicos. Entre os trabalhos a serem destacados, estão a caracterização de exsudações de petróleo no Golfo do México e a participação no Gerenciamento Digital de Campos Inteligentes (GeDig), que visa aperfeiçoar o desenvolvimento, modelagem, operação e gerenciamento integrado de campos inteligentes.

 

Infra-estrutura

O NTT está localizado no Centro de Tecnologia, Bloco B, sala B-100. Nos últimos anos, o NTT tem renovado continuamente seus recursos de hardware e software, em sua maioria adquiridos por meio de projetos de pesquisa institucionais, com apoio financeiro das principais agências de fomento nacional (CNPq, FINEP e FAPERJ). Além disso, para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa, o grupo de pesquisa conta com os recursos computacionais de laboratórios parceiros no PEC (LAMCE) e na COPPE (NACAD).

 

 

Professores envolvidos

Prof. Nelson F. F. Ebecken (professor responsável)

Prof. Alexandre G. Evsukoff

Profa. Beatriz S. L. P. de Lima

Prof. Luiz Bevilacqua

Prof. Rogério P. Espíndola

 

Técnicos e administrativos

Ivo W. Gersberg

 

Imprimir