CPC 721 - Interação de Água, Solo e Atmosfera

Ementa

1. i.Introdução: Vantagens e desvantagens da água na produção agrícola; evapotranspiração; funções de produção.
  2. ii.Clima: Variáveis meteorológicas; balanço energético das superfícies cultivadas; balanço hídrico climatológico.
  3. iii.Demanda Hídrica de Irrigação: Métodos de determinação. Solo: Propriedades básicas; mapeamentos.
  4. iv.Água no Solo: Ocorrência; potenciais de água; movimento de água; disponibilidade de água e ar no solo.

v. Processos Hidrológicos: Balanço hídrico no perfil de solo; lâminas de irrigação e drenagem.

Bibliografia

[1]       Doorenbos, J. e Pruitt, W.O. (1977). Necessidades Hídricas das Culturas. Estudos de Irrigação e Drenagem da FAO, nº 24. Traduzido e impresso pelo Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande.

[2]       Hillel, D. (1982). Introduction to Soil Physics. Academic Press, New York.

[3]       Pereira, A.R.; Villa Nova, N.A.: Sediyama,G.C. (1997). Evapotranspiração. Publicado pela FEALQ (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz).

[4]       Resende, M.; Curi, N.; Rezende, S.B.; Correa, G.F. (2002). Pedologia. Base para Distinção de Ambientes. Imprensa Universitária, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

[5]       Reichardt, K. e Timm,L.C. (2004). Solo, Planta e Atmosfera. Conceitos,Processos e Aplicações. Editora Manole, São Paulo

Créditos / CH

3.0 / 45h