Paulo Anderson Santana Rocha
Título
Resistência da Ligação Aço-Concreto em Pilares Mistos Parcialmente Revestidos Sob Altas Temperaturas
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a resistência da ligação na interface entre o aço e o concreto na região de introdução de cargas de pilares mistos parcialmente revestidos com concreto. Esta resistência está associada à aderência química entre o aço e o concreto, à aderência mecânica e por atrito dos conectores de cisalhamento soldados na alma do perfil metálico, e à resistência adicional por atrito proporcionada pelo impedimento da expansão dos blocos de concreto pelas mesas do perfil. Todos estes efeitos foram identificados por meio de um estudo teórico–experimental realizado com modelos de pilares mistos à compressão centrada através de testes do tipo push–out à temperatura ambiente e a altas temperaturas. Devido às dimensões reduzidas do modelo proposto foram utilizados como conectores de cisalhamento pinos sem cabeça e a partir da variação dos diâmetros dos pinos foi possível verificar a sua influência no desempenho dos modelos. Neste trabalho descrevem–se também os principais mecanismos de colapso, identificam–se os padrões de fissuração dos modelos, bem como, avaliam–se a resistência do conector e a tensão de aderência na interface entre o aço e o concreto.
Abstract
The objective of this study is to investigate the bond strength in the steel–concrete interface in the load introduction region of composite columns partially encased with concrete. This resistance is associated with chemical adhesion, mechanical and for friction of the shear connectors welded to the web of the steel section, and the additional resistance provided by friction acting at the internal faces of the flanges. All these effects were identified by means of a theoretical–experimental study carried out with reduced models of composite columns subject to axial compression, through to push–out tests in room temperature and high temperatures. Due to the small size of the model, pin without head were used as shear connectors and from the variation of their diameters was possible to verify its influence on the performance of the models. In this work the main mechanisms of collapse and the patterns of cracking of the models are also evaluated, as well as the resistance of the connector and the adherence stress in the steel–concrete interface.