images/Logo/logo_50anos_novo1.jpg

Flavio Cezario

Título



Uma Formulação para o Método dos Elementos de Contorno Aplicada a Problemas Viscoelásticos Lineares, Quasi-Estáticos e Dinâmicos, no Domínio do Tempo

Orientador(es)



José Antonio Fontes Santiago e Roberto Fernandes de Oliveira

Resumo



O presente trabalho fornece, com auxílio do Método dos Elementos de Contorno, uma formulação efetiva para análise de problemas viscoelásticos isotérmicos, em estado plano de tensão e estado plano de deformação, quasi-estática e dinâmica, construída a partir de uma reciprocidade viscoelástica. Para tanto, novas soluções fundamentais são definidas e empregadas em todo o trabalho. O sistema final resultante é discretizado através do Método da Colocação e avaliado por meio da adoção de estratégias numéricas simples e eficientes para a integração numérica das convoluções de Stieltjes, para a resolução da integral de domínio e para o processo de marcha no tempo. Por fim, resultados numéricos encontrados, pelas análises de alguns exemplos, constatam o êxito da formulação desenvolvida.

Abstract



This work deals with a Boundary Element formulation applied to plane stress and plane strain isothermal viscoelastic problems. The quasi-static and dynamic analyses are built from a viscoelastic reciprocity, using novel fundamental solutions. The final system is discretized by means of the Colocation Method. Simple and eficient numerical schemes are adopted for the Stieltjes integral, the domain integral and the time step procedure. Finally, numerical results are presented in order to assess the developed formulation.

Imprimir