images/Logo/logo_50anos_novo1.jpg

Isis Fernandes Braga

Título



Realidade Aumentada em Museus: As Batalhas do Museu Nacional de Belas Artes. RJ

Orientador(es)



Luiz Landau

Resumo



Este trabalho apresenta requisitos necessários para a obtenção de um sistema de simulação em Realidade Aumentada, objetivando a aplicação da visualização e compreensão de coleções artísticas, técnicas ou biológicas exibidas em museus. Através da aplicação de técnicas de Realidade Aumentada, um novo segmento da Realidade Virtual, o visitante será esclarecido sobre situações não explícitas, e/ou fatos técnicos ou artísticos sobre as obras expostas. A fim de visualizar o modelo final, fiz um percurso através de equipamentos específicos de Realidade Virtual e Aumentada, patrimônio cultural, de exposições de museus, de tecnologia e de arte. Como estudo específico e aplicação do caso, escolhi duas pinturas emblemáticas pertencentes ao Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro: A Batalha do Avaí, de Pedro Américo (Areias, PB, 1843, Florence, Italy, 1905) e A Batalha de Guararapes, de Victor Meireles (Nossa Senhora do Desterro, SC 1832 – Rio de Janeiro, RJ, 1903).

Abstract



This work presents the requirements for the accomplishment of an Augmented Reality simulation system for the application of visualization and comprehension of artistic, technical or biological collections exhibited in museums. Through the application of the Augmented Reality techniques, a new segment of Virtual Reality, the user will be aware of non-explicit historical and/or technical situations about the artworks. As a specific study and application of a case, we have chosen two emblematic paintings belonging to the National Museum of Fine Arts, Rio de Janeiro: A Batalha do Avaí, of Pedro Américo (Areias, PB, 1843, Florence, Italy, 1905) and A Batalha de Guararapes, of Victor Meireles (Nossa Senhora do Desterro, SC 1832 – Rio de Janeiro, RJ, 1903). In order to visualise the final model, we walk through Virtual Reality, equipments, museums exhibition technology and painting.

Imprimir