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Elomar Christina Vieira Castilho Barilli

Título



Aplicação de Métodos e Técnicas de Realidade Virtual para Apoiar Processos Educativos a Distância que Exijam o Desenvolvimento de Habilidades Motoras: Um Ambiente Virtual para a Aprendizagem dos Procedimentos Antropométricos Ligados ao Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Sistema de Saúde Brasileiro

Orientador(es)



Nelson Francisco Favilla Ebecken

Resumo



O cenário do pós-guerra trouxe conseqüências bastante desfavoráveis para o contexto mundial. O desemprego aliado ao número de analfabetos, configurou um cenário de fome, o qual despertou a consciência mundial para a necessidade de redução dos graves quadros de escassez de alimentos e nutrientes, mormente diante dos resultados dos inquéritos realizados nas décadas de 50 e 60 em países como África, Ásia e os da América Latina. Além disso, a necessidade de entendimento acerca da natureza, causas, distribuição e extensão geográfica entre outros fatores, inseriu a desnutrição como objeto de estudo científico, fazendo desta época, marco histórico da gênese dos programas e políticas de combate à fome. Na década de 70, alguns eventos internacionais (Conferência Mundial de Alimentos, Alma-Ata etc.) não só discutiram, mas apontaram importantes rumos para a saúde mundial, incluindo a criação de sistemas nacionais de monitoramento dos níveis alimentares das populações mundiais. No Brasil, foi criado o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), com a responsabilidade de coletar, processar e analisar os dados com vistas a prover informação contínua sobre as condições nutricionais da população. Esta informação fornece uma base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional (DA SILVA, 2003). Embora importante, constatou-se que os dados oriundos dos levantamentos antropométricos (método mais difundido de levantamento do estado nutricional), os quais fornecem informações sobre o peso e estatura corporais das comunidades brasileiras, eram inconsistentes, acredita-se pelo desconhecimento dos profissionais de saúde sobre o desenvolvimento correto da técnica. A fim de suprir esta lacuna, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ficruz) ofereceu, durante 10 anos, o Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional. A partir de 1999, porém, este curso passa a ser oferecido também a distância, como forma de possibilitar o acesso ao saber a um contingente de profissionais afastado de sua sede no Rio de Janeiro. Apesar de contar com materiais didáticos em diferentes mídias, o desenvolvimento das habilidades de calibração de instrumentos entre outros procedimentos técnico-motores essenciais, não eram contemplados pelo Curso. A fim de contribuir para o enfrentamento desta demanda, o presente trabalho propõe a utilização da Tecnologia de Realidade Virtual (RV), por possibilitar o desenvolvimento de aplicativos virtuais tridimensionais capazes de prover visualização 3D, manipulação e interação em tempo real. Estas características têm feito da RV uma potente aliada do campo da Educação profissional, onde a construção de competências exige o desenvolvimento de habilidades técnicas que implicam execução de algum tipo de tarefa motora. O presente estudo, portanto, visou desenvolver um Ambiente Virtual, baseado em na tecnologia de RV, de forma a consubstanciar o processo de Educação Permanente em Saúde, assim como colaborar com as importantes políticas públicas de combate à fome no Brasil.

Abstract



The post-war scenario has brought the world context very unfavorable consequences. The unemployment along with the number of illiterates have made up a starvation scenario, which awaked the world consciousness to the necessity of reducing the severe situations of lack of food and nutrients, especially, before the results of the inquiries carried out in the 50’s and 60’s, in countries such as Africa, Asia and the countries from Latin America. Besides this, the necessity of understanding the nature, causes, distribution and geographical extension, among others, has inserted the malnutrition as a scope of scientific study, thereby making this age a historical landmark of the genesis of the programs and policies against the starvation. In the 70’s, some international events (World Summit on Food, Alma-Alta etc.) not only discussed but also pointed out important ways to the world health, including the creation of national systems to monitor the world populations’ dietary level. In Brazil, it was created the Food and Nutritional Surveillance System (SISVAN), which is responsible for collecting, processing and analyzing data, aiming to promote the continuing information on the population’s nutritional condition. This information provides a basis for the decisions to be taken by the ones in charge of the policies, planning and management of the programs related to the improvement of the food consumption standard and nutritional status (DA SILVA, 2003). Even though it was important, it was found that the data arising from the anthropometrical surveys (the most diffuse method of nutritional status survey), which provide information on the Brazilian communities’ weight and height, were inconstant, maybe due to the health professionals’ lack of knowledge of the correct technique development. In order to bridge this gap, Escola Nacional de Saúde Pública (Ficruz) [National School of Public Health (Fiocruz)] provided, for ten years, the Food and Nutritional Surveillance Qualification Course. As of 1999, however, this course started being also provided at distance as a way to enable the access to the knowledge to the personnel who were far from the head office in Rio de Janeiro. Despite having didactic materials in different medias, the development of the instrument calibration skills, among other essential technical-motor procedures, were not taught in the Course. In order to contribute to the fight against this demand, this work outlines the use of the Virtual Reality Technology (VR) by enabling the development of three-dimensional virtual applications which are capable of providing a 3D visualization, handling and interaction in real time. These features have made VR a powerful ally of the professional Education field, where the construction of competences requires the development of technical skills which imply the execution of some motor task. This study, therefore, aimed to develop a Virtual Environment based on VR technology to consubstantiate the Health Permanent Education process, as well as cooperate with the important public policies against the starvation in Brazil.

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