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Henrique Magnani de Oliveira

Título



Comportamento de Aterros Reforçados Sobre Solos Moles Levados à Ruptura

Orientador(es)



Márcio de Souza Soares de Almeida e Maurício Ehrlich

Resumo



A tese apresenta um estudo do comportamento de aterros reforçados executados sobre fundações em argila mole em regime de construção rápida, baseado nos resultados de três aterros experimentais levados até a ruptura. Dois aterros foram reforçados com geossintéticos e um teve sua fundação tratada com drenos verticais. Todos os aterros foram construídos simulando as condições reais de obras rodoviárias atuais. Ensaios de campo e de laboratório foram realizados para a caracterização da argila mole normalmente adensada da fundação e do material do aterro. A instrumentação geotécnica empregada, além dos instrumentos convencionais, utilizou células de carga especialmente desenvolvidas e construídas para medição de esforços de tração induzidos nos reforços, Os dados experimentais dos três aterros produziram um conjunto único, consistente e valioso de informações, capaz de subsidiar análises sobre o comportamento de aterros reforçados sobre solos moles. A quantidade de informações disponibilizadas pela pesquisa é rara e de difícil obtenção. Foi possível individualizar e identificar os mecanismos de mobilização de esforços nos reforços, bem como, a influência da espessura da camada de fundação nos esforços induzidos e a influência dos drenos verticais para uma situação de construção rápida. O entendimento teórico dos mecanismos de mobilização dos esforços no reforço permitiu objetivar explicações simples para o comportamento de aterros reforçados e conclusões importantes. Recomendações para projeto de aterros reforçados sobre solos moles são apresentadas, Procedimentos de controle de execução de aterros sobre solos moles foram avaliados e um novo critério baseado em parâmetros geotécnicos do solo de fundação foi proposto.

Abstract



The behaviour of reinforced embankments over soft soils has been investigated based on the results of three trial embankments led to rupture. Two embankments were reinforced with geosynthetics and one has its foundation treated with vertical drains. Actual earth-moving equipment and construction procedures were employed. Field and laboratory tests were conduced for soft soil and embankment material characterization. Together with conventional instrumentation, specially developed load cells, capable to resist to mechanical solicitations and aggressive environment, were installed along reinforcement. Experimental data from all trial embankments have produced a unique, consistent and valuable set of information, suitable for detailed analysis. Amount and quality of experimental data are rare and difficult to obtain. It was possible to identify reinforcement load mobilization mechanisms, as well as foundation layer thickness and partial consolidation influence for a rapid construction situation. Theoretical understanding of reinforcement load mobilization allowed simple explanations for reinforced embankments behaviour and led to import conclusions. Practical design recommendations were presented. Construction control procedures for embankments over soft soils were evaluated and a new one, based on geotechnical parameters of foundation layer, was proposed.

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