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Gerson Gomes Cunha

Título



Ambiente de Visualização via Realidade Virtual para Simulação de Sistemas Flutuantes de Produção de Petróleo

Orientador(es)



Luiz Landau

Resumo


O presente trabalho apresenta as considerações gerais para a implementação de um sistema de realidade virtual para a simulação de sistemas flutuantes de exploração/produção de petróleo com representação realista dos fenômenos ambientais. O ambiente computacional foi concebido para o desenvolvimento de uma ferramenta de pós-processamento imersivo para o projeto de plataformas flutuantes, conectadas a linhas de ancoragem e risers rígidos ou flexíveis sob a ação de ondas, corrente e ventos. O sistema de realidade virtual inclui efeitos visuais e representação bastante realistas das condições ambientais, capazes de aprimorar a percepção visual e entendimento do fenômeno físico. O núcleo de simulação do sistema foi projetado e implementado de forma a servir de infra-estrutura para o desenvolvimento de aplicações de realidade virtual genéricas. O resultado foi um ambiente não apenas de simulação, mas de desenvolvimento, portável (multi-plataforma), extremamente eficiente, escalonável e que incorpora os recursos mais atuais de simulação de fenômenos ambientais de forma interativa. São apresentados também os detalhes de implementação relativos às diversas simulações, efeitos visuais, manipulação de grandes volumes de dados, sistemas de projeção imersivos, otimização e performance.

Abstract



The present work shows general considerations on the implementation of a virtual reality system for petroleum floating systems simulation with realistic environmental phenom representation. The system v/as defined to the development of an imersive post-processing tool for the floating platform design, including the mooring lines, flexible and rigid risers under wave, current and wind action. It includes realistic visual effects and environmental conditions representation, enhances the visual perception and phenomenon understanding. The system core was designed and implemented so that it could be used like a framework for the development of generic virtual reality applications. The result was not only a simulation, but also a development, portable (mult-platform), extremely efficient, scalable system and includes the newest resources on interactive environmental phenom simulation. It will be presented details on the implementation related to the simulation, visual effects, handling of huge amount of data, imersive projection system, optimization and performance.

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