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Patrícia Habib Hallak

Título



Parâmetros Aeroelásticos para Pontes via Fluidodinâmica Computacional

Orientador(es)



Michèle Schubert Pfeil e Paulo Augusto Berquó de Sampaio

Resumo



Os estudos aerodinâmicos de pontes são usualmente realizados através de modelos analíticos de força dinâmica de vento, que utilizam coeficientes aerodinâmicos ou aeroelásticos obtidos de ensaios experimentais em túnel de vento. Contudo, recentes avanços em fluidodinâmica computacional têm permitido a obtenção destes coeficientes via simulação numérica. Aplica-se neste trabalho a metodologia definida como LES com modelo sub-malha numericamente implícito, acoplada a um algoritmo que permite o estudo de problemas de interação fluido-estrutura. Os resultados obtidos para alguns perfis, em especial o perfil da ponte Rio-Niterói, comparam-se muito bem com resultados experimentais e contribuem para reforçar a tendência de utilização de simulação numérica na análise aeroelástica de pontes.

Abstract



Aerodynamic studies of bridges are usually performed using analytical models for the wind force, which are based on aerodynamic or aeroeslastic coefficients obtained in wind tunnel experiments. Nonetheless, recent advances in Computational Fluid Dynamics (CFD) have made it possible to determine the force coefficients through numerical simulation. To accomplish this, a methodology defined as Large Eddy Simulation (LES) with numerically implicit sub-grid model is applied in this work, in conjunction with an algorithm designed to deal with fluid-structure interaction. The results obtained for some profiles, in particular that of the Rio-Niterói bridge, compare very well with experimental results and contribute to advancing the use of numerical simulation techniques in the aeroelastic analysis of bridges.

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