PEC 50 Anos - Formatura e Homenagens

Iniciando as comemorações pelos 50 anos do Programa de Engenharia Civil, foi realizada uma cerimônia de formatura para os alunos que defenderam teses e dissertações durante o ano de 2016. A cerimônia aconteceu no Auditório Horta Barbosa no dia 7 de março de 2017 e foi marcada por muita emoção e homenagens. Os professores Roberto Fernandes de Oliveira, Luiz Fernando Taborda e Edison Prates, recentemente aposentados, foram homenageados pelos professores Franciane Peters e Luis Sagrilo, representando o PEC. A importância do trabalho dos técnicos na rotina do Programa também foi reconhecida e os técnicos Ana Maria Sousa, Eduardo Nazareth Paiva e Maria da Gloria Marcondes Rodrigues oram homenageados. Houve ainda um momento para lembrança dos colegas falecidos: os técnicos Luiz Mario Fernandes e Paulo Cesar Suevo e o Professor Flávio Mascarenhas.

Capacidade de síntese e foco

O Professor Luis Sagrilo teve oportunidade de ser aluno de mestrado e doutorado do Professor Edison Prates e revelou a sua impressionante capacidade de síntese e foco, além de sua vasta bagagem cultural. Comentou sobre os trabalhos que foram desenvolvidos no Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshores (LACEO) e conhecimentos do Professor Prates sobre elementos finitos, análise dinâmica, fadiga e confiabilidade estrutural. Ressaltou ainda muitas outras características como sinceridade, generosidade e senso de justiça.

Geniais para ensinar

A Professora Franciane relatou que sua convivência com os Professores Taborda e Roberto foi curta em relação às décadas de experiência dos dois grandes professores, mas que marcou a sua formação, já que pode observá-los como aluna, professora e coordenadora acadêmica. Descrevendo-os como geniais para ensinar, contou sobre como tratam os alunos e se dedicam à instituição. Falou também sobre a humildade e generosidade de ambos, dos livros e conselhos que ganhou quando se tornou professora e dos exercícios de mecânica resolvidos em guardanapos na hora do almoço. Destacou que a importância deste reconhecimento pelo programa é fazer com que jovens docentes reflitam sobre suas carreiras, sobre a prioridade que devem dar ao aluno e sobre a dedicação que devem ter também em relação às atividades de ensino.