Rodrigo Moretti Kochem

Título

Estudo De Diferentes Concepções de Sistemas de Ancoragem em Lâmina D’água Profunda

Orientador(es)


Breno Pinheiro Jacob
Fabricio Nogueira Correa

Resumo


O petróleo consiste no principal recurso natural utilizado para suprir a demanda mundial de energia. Seu processo de produção em lâmina d’água profunda demanda a utilização de unidades flutuantes ancoradas. O sistema de ancoragem é responsável pelo posicionamento do sistema flutuante dentro dos limites operacionais. O tipo de ancoragem utilizado em águas profundas é a ancoragem tipo Taut-Leg, na qual as linhas se encontram retesadas e apresentam em sua composição materiais mais leves, como o poliéster. Este material é utilizado na maior parte do comprimento da linha, o que permite o sistema trabalhar sob tração com raio de ancoragem reduzido, admitindo maiores possibilidades de arranjo dos equipamentos submarinos. Neste contexto, esta dissertação tem por objetivo analisar os efeitos de duas variações da ancoragem tipo Taut-Leg para Lâminas d’água profunda. Para tal, propõese a utilização de uma ancoragem Taut-Leg com boia e uma ancoragem Taut-Leg com peso. Foram realizadas análises acopladas no domínio do tempo, através do programa SITUA-PROSIM, que considera em uma única estrutura de código e dados, um modelo hidrodinâmico representando o casco da plataforma, acoplado a um modelo de elementos finitos, que representa o comportamento estrutural das linhas.

Abstract

Oil is the main natural resource used the supply world energy demand. In deepwaters, its production process complies the use of mooring system units. The mooring system is responsible for positioning the floating system within the operational limits in a way that the oil exploration is not affected. The mooring system used in deepwaters is called the Taut-Leg mooring. In this system, the lines are taut and composed by lighter materials, such as polyester which is responsible for most of the length of the line. This material allows the system works under tension with the reduced mooring footprint admitting greater arrangement possibilities of subsea equipments. In this context, this dissertation aims to analyze the effects of two variations of the Taut-Leg mooring at a Spread Mooring system in deepwaters. For such, it proposes the use of the Taut-Leg mooring with a buoy and the Taut-Leg mooring with weight. Coupled analyses were performed in the time-domain, were used the program SITUAPROSIM. This program considers in a single code structure and date a hydrodynamic model representing the platform hull coupled to a finite element model representing the behavior of the structural lines.

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