Leonardo Roncetti da Silva

Título

Elaboração de Diagramas de Limite Operacional para Procedimentos de Içamento Offshore


Orientador(es)

Breno Pinheiro Jacob
Fabrício Nogueira Corrêa


Resumo

Este trabalho visa desenvolver uma metodologia para elaboração de diagramas de limites operacionais de içamento em função da altura significativa de onda (Hs) e do período de pico (Tp), via análise dinâmica no domínio do tempo, para içamento de pessoas e cargas rotineiras utilizando um guindaste instalado em uma unidade flutuante tipo floating production, storage and offloading (FPSO). O içamento de pessoas com guindaste para transbordo entre a unidade flutuante e o barco de apoio é uma opção muito utilizada nas operações offshore, tanto no Brasil como no exterior, sendo em muitos casos, a única alternativa além do transbordo aéreo. Devido às recentes ocorrências de acidentes fatais nestas operações em plataformas no Brasil, torna-se fundamental a pesquisa sobre o assunto, contribuindo para o aumento da segurança das operações de içamento. Os estados de mar foram escolhidos abrangendo alturas significativas de ondas e períodos de pico limites para operações de içamento. A aplicação da metodologia utilizou o software SITUA / Prosim para obtenção das respostas dinâmicas da cesta de içamento com pessoas em uma unidade FPSO típica. Através de programa desenvolvido pelo autor, implementou-se a geração automática dos diagramas em função dos limites operacionais. Conclui-se que, com a utilização da metodologia, pode-se alcançar maior eficácia no projeto e execução do içamento, aumentando a segurança e aumentando a janela meteorológica disponível.
Palavras-chave: Içamento de pessoas. Guindastes offshore. Análise dinâmica.


Abstract

This paper aims to develop a method to design offshore crane operational limit diagrams for lifting of personnel and usual loads, in function of significant wave height and wave peak period, using time domain dynamic analysis, for a crane installed on a FPSO unit. The lifting of personnel with crane to transfer between a floating unit and a support vessel is a very used option in offshore operations, both in Brazil and abroad, and this is in many cases, the only alternative beyond the helicopter. Due to recent fatal accidents with this operations in platforms in Brasil, it is essential the study about this subject, contributing to the increase of safety in lifting operations. The sea states were chosen covering usual significant wave heights and peak periods limits for lifting operations. The methodology used the SITUA / Prosim software to obtain the dynamic responses of the personnel transfer basket lifting on a typical FPSO. Through program developed by the author, it was implemented the automatic generation of diagrams as a function of operational limits. It is concluded that using this methodology, it is possible to achieve greater efficiency in the design and execution of personnel and load lifting, increasing safety and the weather window available.
Key words: Lifting of people. Offshore Crane. Dynamic Analysis.


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