Núcleo de Transferência de Tecnologia - NTT

Visite nosso site: http://www.ntt.eng.br/

Descrição

 

O Núcleo de Transferência de Tecnologia (NTT) é um laboratório do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ, voltado para Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) e formação de recursos humanos de alto nível. O laboratório dá suporte, principalmente, às atividades na Área de Sistemas Computacionais, do Programa de Engenharia Civil (PEC), e atua no desenvolvimento de técnicas de Inteligência Computacional e Mineração de Dados, para modelagem de sistemas complexos em aplicações de Engenharia.

O grupo de pesquisa do NTT está envolvido em projetos de PD&I em estreita cooperação com a indústria desde 1977, quando a exploração de petróleo no Brasil se voltou para o mar. O NTT foi criado em 1993 e, desde 1995, vem desenvolvendo pesquisas na área de Mineração de Dados, sendo um dos precursores destas tecnologias no Brasil. Em 1998, o NTT organizou a primeira conferência internacional em Data Mining, evento que completa sua décima edição em 2009. A experiência do NTT, desenvolvida ao longo dos anos por meio de projetos de pesquisa institucionais e de projetos tecnológicos e de PD&I em cooperação com a indústria, garante o padrão de qualidade dos trabalhos realizados pelo grupo. Atualmente desenvolve projetos de PD&I em diversos setores de aplicação: Petróleo, Energia, Meio Ambiente, Bioinformática, Telecomunicação, Finanças, entre outros.

A competência do grupo está apoiada em sólidas bases matemáticas para o desenvolvimento de modelos computacionais, utilizando recursos computacionais em ambientes paralelos e distribuídos, banco de dados, visualizações gráficas etc. Recentemente, o principal foco de pesquisa do grupo tem sido o desenvolvimento de técnicas de Inteligência Computacional e Mineração de Dados na modelagem de sistemas complexos. O trabalho envolve principalmente o desenvolvimento de algoritmos baseados em lógica fuzzy, redes neurais, máquinas de vetor de suporte, algoritmos genéticos e técnicas de otimização inspiradas na natureza. Este tipo de técnica encontra diversas aplicações em praticamente todas as áreas de conhecimento, o que permite ao NTT cooperar ativamente com diversos grupos de pesquisa no PEC e na COPPE. 

O NTT atua em praticamente todas as áreas de concentração do PEC. Na Área de Estruturas & Materiais, o NTT colabora com o desenvolvimento de modelos computacionais de materiais, principalmente o concreto de alta resistência, a ser utilizado em estruturas de grande porte. O NTT participa também de projetos que visam o desenvolvimento de modelos numéricos, considerando incertezas em seus parâmetros.
  
A indústria do Petróleo, devido à sua complexidade e multidisciplinaridade intrínseca, tem promovido o desenvolvimento tecnológico nacional. Historicamente, o trabalho de PD&I desenvolvido no PEC contribuiu para a liderança tecnológica do Brasil na exploração de petróleo no mar. Reciprocamente, os desafios tecnológicos fomentaram o desenvolvimento de pesquisas teóricas e aplicadas sobre o tema no PEC. O NTT atua na Área de Petróleo, em estreita colaboração com outros laboratórios, principalmente o LAMCE e o LAMCSO, no desenvolvimento de soluções baseadas em modelos computacionais em diversas fases da exploração de petróleo no mar como, por exemplo, a caracterização de reservatórios por meio de dados sísmicos.

                                              

O NTT atua em conjunto com uma série de outros laboratórios no Gerenciamento Digital de Campos Inteligentes (GeDig), tendo como objetivo a pesquisa e o estudo de novas tecnologias que visam aperfeiçoar o desenvolvimento, modelagem, operação e gerenciamento integrado de campos inteligentes. Além disso, o trabalho envolve também a otimização global do processo, considerando incertezas técnicas e econômicas.

                                       

Na Área de Meio Ambiente, o NTT atua em diversos projetos de pesquisa. Entre os resultados obtidos, destaca-se a parceria com o LabSAR, na análise de imagens de sensoriamento remoto para a identificação de índices de sensibilidade ambiental na Amazônia, e a caracterização de exsudações de petróleo no Golfo do México.

Em 2006 o NTT iniciou o projeto de Caracterização e Identificação da Biodiversidade Fitoplanctônica por meio de Citometria de Fluxo e sua Aplicação no Gerenciamento dos Ecossistemas Costeiros. A aplicação de modelos de redes neurais para a interpretação de dados de citometria de fluxo demonstrou grande efetividade e aplicabilidade no monitoramento costeiro. Portanto, os estudos devem ser continuados e ampliados para o reconhecimento de outros importantes grupos funcionais como, por exemplo, as viroses e o zooplâncton marinho, e a implantação de um banco de dados genético/ambiental para a aplicação de ferramentas de mineração de dados, com o objetivo de investigar seqüências de vírus ambientais.

                                                    

Desde 2007, o NTT participa do projeto Avaliação dos Impactos Ambientais e Socioeconômicos da Implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro – COMPERJ, cujo objetivo é realizar um monitoramento e acompanhamento do empreendimento, através de imagens de sensoriamento remoto de alta resolução, dados geo-referenciados e técnicas de mineração de dados.

                                                        

Nos últimos anos, o desenvolvimento da pesquisa científica na Área de Sistemas Computacionais tem sido orientado à extração de conhecimento de coleções de documentos, tendo em vista a estimativa de que 80% das informações estejam armazenadas em formas textuais. Neste sentido, o NTT tem desenvolvido pesquisa sobre novos algoritmos eficientes para análise e classificação de documentos. Recentemente, o foco das pesquisas tem se voltado para a análise de redes complexas de documentos, aproveitando resultados da física estatística e modelos de agrupamento espectral.

                                     

O impacto da internet no desenvolvimento humano tem sido comparado à invenção da imprensa em termos das profundas transformações tecnológicas, econômicas e sociais propiciadas pela disseminação da informação na “grande rede”. Diversos centros de pesquisa nacionais e internacionais têm se voltado para o estudo da internet, desde suas características físicas (protocolos, roteadores, etc.), suas características topológicas e também sua potencialidade para difusão da informação, transferência e geração de conhecimento. Neste contexto, uma das linhas de pesquisa do NTT investiga metodologias para potencializar a geração de conhecimentos e o trabalho cooperativo em rede. Esta linha de pesquisa tem suporte de um projeto para o desenvolvimento de Tecnologias Convergentes em ambiente colaborativo. Neste projeto, que é uma iniciativa pioneira de e-science da América Latina, especialistas de diversas áreas de conhecimento discutem temas de pesquisa relevantes, buscando encontrar convergências tecnológicas, capazes de gerar conhecimentos inovadores e de grande potencial para o desenvolvimento econômico nacional.

                                       

 

Infra-estrutura

 

O NTT está localizado no Centro de Tecnologia, Bloco B, sala B-100. Nos últimos anos, o NTT tem renovado continuamente seus recursos de hardware e software, em sua maioria adquiridos por meio de projetos de pesquisa institucionais, com apoio financeiro das principais agencias de fomento nacional (CNPq, FINEP e FAPERJ). Além disso, para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa, o grupo de pesquisa conta com os recursos computacionais de laboratórios parceiros no PEC (LAMCE) e na COPPE (NACAD).

 

Professores envolvidos

DOCENTES

 

Prof. Nelson F. F. Ebecken (professor responsável)
Prof. Alexandre G. Evsukoff
Profa. Beatriz S. L. P. de Lima
Prof. Luiz Bevilacqua 

 

Técnicos e administrativos

FUNCIONÁRIOS UFRJ

 

Ivo Wolff Gersberg

Mary da Cruz Scheinner



 

Imprimir