Felipe Belini Defilippo

Geração Automática de Modelos de Elementos Finitos para Análise de Estruturas Reticuladas na Exploração de Petróleo Offshore

Breno Pinheiro Jacob

A necessidade de reanálises nas plataformas fixas offshore em operação e estudos de confiabilidade estrutural para a determinação da probabilidade de colapso estrutural vêm ganhando grande importância dentro da indústria do petróleo em função de danos provocados por acidentes e pelo próprio desgaste das plataformas existentes. Sendo assim, o desenvolvimento de ferramentas computacionais que possam determinar, com maior precisão, o comportamento não-linear das estruturas de jaquetas até o colapso, tornou-se uma tarefa de grande relevância. A proposta desta dissertação é desenvolver ferramentas de préprocessamento e geração automática de modelos de elementos finitos de estruturas reticuladas aplicadas em sistemas offshore, tais como jaquetas de suporte a plataformas, módulos de sustentação de equipamentos, estruturas de flare, etc. Serão abordados aspectos relacionados a refinamento automático de malhas de elementos finitos e introdução de imperfeições iniciais em seus segmentos.

The need of new structural analysis of fixed offshore platforms in operation and studies of structural reliability for determination of collapse probability is of major importance the petroleum industry due to damages caused in accidents and life time. The development of computational tools that can determine the non-lineal behavior the jacket structures until the collapse with higher precision is of great relevance. The pourpose of this dissertation is to develop pre-processing tools and automatic generation of finite element models for reticulated structures applied to offshore systems, such as platforms supporting jackets, equipment modules, flare structures, etc. Aspects related to automatic refinement of meshes of finite elements and introduction of initial imperfections in the segments are so considered.