Max Wanlemberg Xavier Silva

Título



Migração Reversa no Tempo com Diferentes Condições de Imagem

Orientador(es)



Webe João Mansur e Luiz Landau

Resumo



Esta dissertação apresenta um estudo comparativo de diferentes condições de imagem aplicadas na Migração Reversa no Tempo (RTM) de dados sísmicos. Esta comparação tem como objetivo avaliar a qualidade da seção migrada obtida e o custo computacional associado. O método numérico das diferenças finitas (MDF) foi utilizado na modelagem acústica bi-dimensional como técnica de discretização da equação completa da onda usando aproximações de quarta ordem para as derivadas espaciais e de segunda ordem para as temporais. Foram utilizados três modelos de velocidades compressionais para avaliar diferentes graus de complexidade geológica. Entre os mesmos encontra-se o modelo com camada pré-sal da SEG/EAGE dada à importância do imageamento nesta região para a indústria do petróleo atualmente. Foi realizada a migração pré-empilhamento, onde cada sismograma é migrado separadamente. Com o objetivo de melhorar o resultado da seção migrada pós-empilhamento foi utilizado a técnica de filtragem de dados conhecida por “mute” (silenciamento).

Abstract



This dissertation presents a comparative study of different image conditions applied to reverse time migration (RTM) of seismic data. The study aims to evaluate the computational cost and the migrated section quality in terms of resolution. The finite difference method was used to discretize the complete wave equation in bidimensional acoustic modeling with fourth order spatial approximation and second order time approximation. In this work were studied three velocity models to evaluate different degrees of geological complexity. A SEG’s model with salt layer was considered because of the importance of pre-salt regions to Brazilian petroleum industry. In this work it was carried out pre-stack migration where each seismogram is individually migrated. A data filtering technique called mute was used to improve the stacked migrated section.

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