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Ana Elza Dalla Roza

Título

CONTRIBUIÇÃO PARA PROJETO MECANÍSTICO - EMPÍRICO DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO MATO GROSSO

Orientador(es)

Laura Maria Goretti da Motta

Resumo

Nesta pesquisa apresenta-se um estudo sobre 17 solos do estado do Mato Grosso para o uso em camadas de pavimentos asfálticos. Doze amostras de solos de textura fina e cinco lateritas das cidades de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Alta Floresta foram caracterizadas, física e mecanicamente. Para os solos de textura fina foram realizados ensaios de granulometria, expansibilidade, difração de raios x, perda de massa por imersão e compactação miniatura, estes dois últimos utilizados para a classificação MCT das amostras. Para as lateritas, além destes ensaios, realizou-se ensaios de absorção da fração granular e a descrição do perfil morfológico das jazidas. A caracterização mecânica foi realizada com os ensaios de módulo de resiliência e de deformação permanente. Com os resultados destes ensaios, propõe-se estruturas de pavimentos dimensionadas com o software MeDiNa. As análises realizadas mostram que estes solos do Mato Grosso apresentam bom comportamento mecânico para utilização direta em camadas de base e sub-base de pavimentos asfálticos até determinado nível de tráfego. Os ensaios de deformação permanente mostram comportamento satisfatório com acomodamento plástico para dezesseis solos estudados. A classificação MCT apresentou boa correlação com os parâmetros mecânicos do solo. As estruturas dimensionadas pelo software MeDiNa compõem um catálogo de sugestões de combinações de materiais que podem ser usadas para pavimentos novos.

 

This research presents a study of 17 soils from the State of Mato Grosso for use in layers of asphalt pavements. Twelve samples of fine textured soils and five laterites of the cities of Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop and Alta Floresta were characterized, physically and mechanically. For the fine textured soils, particle size, expansibility, x-ray diffraction, immersion loss and miniature compaction were performed, the last two used for the MCT classification of the samples. For the laterites, in addition to these tests, absorption of the granular fraction and the description of the morphological profile of the deposits were carried out. The mechanical characterization was performed with the resilient modulus and permanent deformation tests. With the results of these tests, pavement structures dimensioned with MeDiNa software are proposed. The analysis carried out show that these soils of Mato Grosso exhibit good mechanical behaviour for direct use in base and subbase layers of asphaltic pavements up to a certain level of traffic. The permanent deformation tests show satisfactory behavior with plastic accommodation for sixteen studied soils. The MCT classification showed a good correlation with the mechanical parameters of the soil. The structures designed by the MeDiNa software compose a catalogue of suggestions of combinations of materials that can be used for new pavements.

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