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Vivian Melo do Amaral

Título



Avaliação de Efeitos de Cargas Poluidoras Oriundas de Acidentes Rodoviários na Qualidade de Água. Estudo de Caso do Médio Paraíba do Sul – RJ

Orientador(es)



José Paulo Soares de Azevedo e Jorge Henrique Alves Prodanoff

Resumo



Este trabalho propõe uma metodologia para estimar a concentração de substâncias poluidoras em um curso de água após despejos acidentais. Foi considerado, como fonte potencial de poluição, o transporte rodoviário de produtos perigosos, que pode despejar grande quantidade de poluentes no ambiente caso haja um acidente. O trecho escolhido para aplicação do modelo foi o segmento do rio Paraíba do Sul entre Volta Redonda e Barra do Piraí. A ferramenta proposta, um modelo matemático 1D baseado no ajuste da tradicional e clássica solução de Taylor, permite avaliar o transporte e dispersão de poluentes no corpo hídrico, estimando a variação de sua concentração no tempo e no espaço. No desenvolvimento deste trabalho, os parâmetros de transporte e dispersão da Fórmula de Taylor provêm de ensaios de traçadores realizados no local. Nesse sentido, o modelo de cálculo proposto permite o conhecimento prévio do comportamento do poluente neste trecho de rio, auxiliando no processo de tomada de decisão. Os resultados obtidos nas simulações numéricas reforçam a influência da vazão presente no rio nos tempos de chegada da pluma de contaminantes e na concentração correspondente. Tais informações são fundamentais para o planejamento prévio de ações a serem tomadas após um acidente pelos usuários da bacia.

Abstract



This work proposes a methodological approach to estimate the concentration of polluting substances in a river after an accidental spill. The transportation of dangerous products on roads was considered as the main pollution source, since it may spill large amounts of pollutants on the environment in the event of an accident. The section of the Paraiba do Sul river between Volta Redonda and Barra do Piraí was chosen for the model application. The proposed tool, a 1D mathematical model based on the both classical and traditional Taylor solution fitting, allows assessing the transport and dispersion of pollution along the river, estimating the temporal and spatial variability of its concentration. In this work, the dispersion and transportation parameters present in Taylor solution were determined using artificial dye tracer data. The proposed model includes the previous knowledge of pollutant behavior on this river segment as a support for the decision process. The numerical simulation results indicate the river’s flow influence in time and concentration of the pollutant plume. These are fundamental information for the previous planning of actions to be taken after the occurrence of a road accident.

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