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Elaine Garrido Vazquez

Título



Análise Téorica e Experimental da Instabilidade Torcional de Perfis Formados a Frio sob Compressão Centrada

Orientador(es)



Eduardo de Miranda Batista

Resumo



Este trabalho apresenta os resultados de um estudo teórico-experimental sobre a flambagem local, distorcional e global de perfis de chapa dobrada, com o objetivo principal de identificar e analisar a influência do fenômeno da flambagem torcional. A campanha experimental consistiu nos ensaios de perfis do tipo “rack” com diversas dimensões de seção transversal e comprimentos. Primeiramente foi desenvolvido um estudo paramétrico para investigar a variação da natureza do modo crítico de instabilidade e do valor da tensão crítica associada, para em seguida definir as geometrias das seções transversais e comprimentos dos corpos de prova. Os modos de flambagem local de placas associadas, distorcional e global por flexo-torção foram analisados com auxílio dos resultados experimentais, obtidos dos ensaios, cujos procedimentos e sistema de aquisição de dados utilizados são aqui descritos. Estes resultados experimentais foram utilizados para uma análise comparativa com os resultados teóricos obtidos para a carga última, na tentativa de estabelecer prescrições que auxiliem o projeto racional destes perfis.

Abstract



This work presents the results obtained from a theoretical-experimental on local, distorcional and global buckling of thin-walled cold-formed members. The main objective of this investigation is the identifying and analyzing the influence of the torsional buckling modes. The experimental campaign consisted on tests of rack columns with several section geometrias and lengths. First, a parametric study of the elastic stability of rack cold-formed members was performed, in order to identify the buckling modes and critical stresses. With this results in hand, the cross-section dimensions and length of specimens were defined. The local, distorcional and global buckling modes were experimentally analyzed. The experimental set-up, test, procedures and data acquisition system used in the experimental tests are briefly described herein. The obtained tests results are analyzed, discussed and compared with theoretical results for the ultimate limit state, to enable the establishment of column design rules.

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