images/Logo/logo_50anos_novo1.jpg

Hugo CampĂȘlo Mota

Título

ESFORÇOS EXTREMOS EM PONTES PARA MODELO DINÂMICO DE CARGAS MÓVEIS NO BRASIL

Orientador(es)


Michèle Schubert Pfeil

Resumo


O presente trabalho dá sequência à linha de pesquisa desenvolvida na COPPE – UFRJ objetivando o desenvolvimento de modelos de cargas móveis em pontes no Brasil de modo a reproduzir os efeitos extremos ocasionados pelo tráfego de veículos reais (conforme base de dados especialmente elaborada) já incorporando os efeitos dinâmicos. Os sistemas estruturais abordados neste trabalho consistem de pontes em grelha com duas longarinas com vãos de comprimento entre 10 e 40m biapoiados e continúos e estruturas em balanço entre 2,5 e 10m. Em trabalhos anteriores foram obtidas as configurações de veículos que produzem os maiores esforços estáticos nas estruturas. Para a passagem destas configurações apresenta-se aqui a determinação das respostas dinâmicas em termos de deslocamentos por meio de uma modelagem matemático-numérico de interação veículo-pavimento-estrutura na qual a estrutura é representada por um modelo unifilar construido a partir de um modelo numérico de grelha. Os históricos de amplitudes modais obtidos desta análise dinâmica são então aplicados às formas modais do modelo de grelha para determinar os esforços solicitantes dinâmicos máximos. Estes resultados permitirão a obtenção dos valores extremos destes esforços realizando como consequência a proposição de novos modelos de cargas móveis. Apresenta-se adicionalmente uma comparação entre estes valores e aqueles calculados à partir do modelo de carga móvel da norma brasileira.

Abstract


The research line aiming at the development of live load models for bridge design in Brazil is porsued focusing on the dynamics amplification factors produced by the passage of the loading configurations that provides maximum responses on bridges.The analysed structures are bridges with span between 10 and 40m and also cantilevers between 2,5m and 10,0m length. The extreme static internal forces were obtained previously by means of specially developted heavy vehicle data base, traffic simulation and static analysis. It´s used a mathematical-numerical-computational model representing the interaction between pavement, vehicle and structure to obtain the time histories of displacements and internal forces and correponding amplification factors. Those results enabled the determination of dynamic extreme values of internal forces produced by the actual traffic of heavy vehicles which consist of the target values for the new live models to be proposed. A comparison between these values and those derived from brazilian code live load model are also presented.

Print